Dos desafios e prazeres de ser Professor
Sempre que me perguntam sobre o que é ser professor, penso no ensinar e aprender a cada dia. É conversando com os alunos que tenho contato com outras realidades e percebo o desafio de ensinar a pessoas tão diferentes uma das outras. É um trabalho que causa encantamento, que eu posso influenciar e formar opiniões.
É se emocionar a cada letra riscada no papel e com a dedicação daqueles que tem dificuldade de aprender. É comemorar junto cada vitória na sala de aula e na vida pessoal. É se envolver com a vida das pessoas e acabar sendo um pouco mãe de cada um deles. É acreditar na mudança do ser humano e lutar até o fim para concretizá-la. É se renovar, aprendendo a respeitar e a ser respeitada, tanto pelos alunos quanto pelos colegas.
Se é um trabalho fácil? Não, não é! Mas posso afirmar que tenho orgulho do que faço! Ser professor é transformar vidas e disso, eu não desisto!
Lourdes Aiolfi
Professora de Ensino Fundamental e Anos Finais – Ciências – na EMEF “Ezequiel Fraga Rocha” e Agente da Pastoral da Educação da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Aracruz