A história da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora se confunde com a do município de Marilândia, que tem início no começo do século XX, quando imigrantes italianos resolveram desbravar as matas da região norte do Espírito Santo em busca de terras férteis. Apesar das dificuldades encontradas, eles se assentaram na região, iniciando o plantio do café e a construção de suas casas. As primeiras famílias que chegaram a Marilândia, que à época recebeu o nome de “Liberdade”, foram Ceolim, Franco, Forte, Fregona, Lorenzoni, Palma, Oliana e Zago.
Mais tarde, os padres salesianos sugeriram a mudança no nome do povoado que, em comum acordo com os moradores, passou a se chamar “Marilândia”, que quer dizer “Terra de Maria”. Os salesianos aproveitaram ainda para adotar Nossa Senhora Auxiliadora como a padroeira do lugar. À medida que mais famílias chegavam e as crianças cresciam, surge a necessidade de instalar uma escola, o que, de fato, acontece em 1929. As aulas eram dadas no mesmo galpão onde também aconteciam os cultos e as celebrações religiosas. O registro da primeira missa celebrada data desta época, quando o padre salesiano Antônio Massigália dá início às atividades sociais e religiosas na “Terra de Maria”.
Em 1932, Marilândia recebe a visita de Dom Fernão Mourão, bispo de Campos dos Goitacases (RJ). Nesse ano, os moradores abriram uma estrada para ligar Marilândia a Colatina. Com isso, o transporte, que era a cavalo ou no lombo de burros, passou a ser também por automóveis e assim o progresso ganha impulso. A partir de 1934 até 1942, o atendimento religioso foi feito por padres capuchinhos. De 1942 a 1949, o povoado passou a ser atendido por padres seculares. O primeiro foi monsenhor Luís Cláudio, depois o padre Aristides Ponciano e, em seguida, o padre Acácio Valentim de Moraes e Cônego Geraldo Meyers, tendo este último atendido Marilândia até 1954, quando o cônego João Guilherme tomou posse como primeiro pároco.
No dia 8 de dezembro de 1953, por ocasião das comemorações do centenário do dogma da Imaculada Conceição, o então bispo do Espírito Santo, Dom José Joaquim Gonçalves, atendendo aos apelos dos fiéis, cria a Paróquia de Marilândia sob o título de Nossa Senhora Auxiliadora, sua padroeira oficial. Em 1955, é inaugurado o Pré-Seminário Imaculado Coração de Maria. Marilândia, que pertencia ao município de Colatina, conquista sua emancipação política em 1980, tornando-se o 55º município capixaba. Desde sua criação a Paróquia de Marilândia recebeu a presença de vários bispos para visitas pastorais ou para celebrações de Crisma e festas: Dom José Joaquim Gonçalves, Dom João da Mota e Albuquerque, Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Dom Silvestre Scandian, Dom Geraldo Lyrio Rocha, Dom Antônio Elizeu Zuqueto; e Dom Décio Sossai Zandonade, atual bispo da Diocese de Colatina.
A paróquia já esteve sob a responsabilidade de cônego João Guilherme Koltgem, padre José de Souza Brasil, padre Valdir Eleutério, padre Antônio Volkers, padre Devaldo Lorençutti, padre Paulo Bosi Dal’Bó, padre Antônio Luiz Pandolfi, padre Luismar Passarelli e padre Neil Joaquim de Almeida. Atualmente, conta com o trabalho do padre Neil Joaquim de Almeida, como pároco, e do Padre Ilauzir Vieira da Rocha, como vigário paroquial.
A paróquia é composta por 33 comunidades.
Endereço
Rua São Tarcísio, 133
Centro, Marilândia (ES)
Cep: 29.725-000
Contatos
Telefones: (27) 3724-1330 / (27) 99963 4955
E-mail: [email protected]
Horários de missa na Igreja Matriz
Quarta-feira, às 19h
Sábado, 19h
Domingo, 7h
Toda 1ª sexta-feira do mês, às 6h
Todo dia 21 do mês, às 19h
Sacerdotes

Padre Neil Joaquim de Almeida (pároco)
Padre Ilauzir Vieira da Rocha (vigário paroquial)