A Igreja Matriz da paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, antiga Capela de Nossa Senhora da Boa Família, é visita obrigatória para os turistas, por suas linhas arrojadas em estilo neogótico, com grandes e riquíssimos vitrais. A data da construção da primeira capela, tosca de taipa, confunde-se com a fundação do povoado, hoje município de Itaguaçu (ES), entre os anos de 1875 e 1880, tendo sido Nossa Senhora da Boa Família consagrada como Padroeira da Vila.
A data de 16 de julho de 1951 ficará eternizada no calendário religioso de Itaguaçu, pois foi o dia em que o saudoso Dom Luiz Scortegagna, então bispo do Espírito Santo, lançou a pedra daquela que seria, mais tarde, a monumental Igreja Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. A devoção a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, que começara a empolgar o coração de todos, fora iniciada por sugestão de Dom Luiz e adotada como “orago” da freguesia em 1937. Em 4 de abril de 1948, uma grande multidão recepcionou a primeira imagem da santa, que chegou à vila.
No dia 8 de dezembro de 1953, Dom José Joaquim Gonçalves, então bispo de Vitória (ES), criava a Paróquia de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Estimulando o povo esse ato, Dom José iniciou um trabalho gigantesco em prol da construção da nova matriz: o grande Santuário de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, no Estado do Espírito Santo. A noite de 31 de dezembro de 1955 também é histórica: na passagem do ano, foi celebrada a primeira missa dentro do novo Santuário de Nossa Senhora Medianeira. A antiga capela tinha sido derrubada e a nova matriz, ainda sem forro, com as paredes com tijolos a mostra e chão de terra batido, abrigava pela primeira vez o povo de Itaguaçu.
Endereço
Avenida Dezessete de Fevereiro, 308
Centro, Itaguaçu (ES)
Cep: 29.690-000
Contatos
Telefone: (27) 3725-1106
E-mail: [email protected]
Horário de missa na Igreja Matriz
Domingo, às 7h e às 19h
Primeira sexta-feira do mês, às 19h
Todo dia 21 do mês, às 18h
Horário de confissões
Quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h
Quinta-feira, das 9h às 12h
Atendimento da secretaria paroquial
De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Sacerdote

Padre Antonio Paulo Mascarenhas França (Pároco)