O Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, viverá um momento histórico e emocionante no dia 19 de julho (domingo), com a bênção da Capela da Misericórdia São Pier Giorgio Frassati e São Carlo Acutis e a solene entronização das relíquias dos dois jovens santos da Igreja.
A programação terá início às 7h, com a concentração dos fiéis na quadra do Aricanga, próximo ao Santuário. Às 7h30 acontece a chegada das relíquias e, em seguida, os participantes seguirão em caminhada até o Santuário. A Santa Missa será celebrada às 8h30, presidida pelo bispo diocesano, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, com a presença dos presbíteros da Diocese de Colatina.
Após a celebração, às 10h30, será realizada a bênção da nova capela e das salas de confissão, seguida da entronização das relíquias. O espaço nasce como um lugar de oração, encontro com Deus e acolhida dos peregrinos que visitam o Santuário.
Na tradição católica, as relíquias são sinais da comunhão dos santos e recordam homens e mulheres que viveram profundamente unidos a Cristo. A veneração não se trata de um culto aos objetos ou aos restos mortais, mas de reconhecer o testemunho daqueles que apontaram suas vidas para Deus e continuam inspirando os fiéis.
A chegada das relíquias de São Carlo Acutis e São Pier Giorgio Frassati representa também um convite especial aos jovens para descobrirem que a santidade é possível em todos os tempos e realidades.

Carlo Acutis, conhecido como o “santo dos nossos tempos”, encontrou na Eucaristia o centro de sua vida. Apaixonado por tecnologia, utilizou seus conhecimentos para evangelizar e divulgar os milagres eucarísticos pelo mundo. Sua conhecida frase, “A Eucaristia é minha autoestrada para o céu”, resume sua profunda amizade com Jesus.

Já Pier Giorgio Frassati marcou sua época pelo testemunho de alegria, fé e serviço aos mais necessitados. Apaixonado pelas montanhas, deixou como inspiração o lema “Verso l’alto” (“Para o alto”), indicando que a vida cristã é um caminho constante em direção a Deus.
Com a nova Capela da Misericórdia, o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde fortalece ainda mais sua missão como espaço de peregrinação, oração e encontro, acolhendo fiéis de toda a Diocese e devotos que buscam renovar a fé.



Segue programação:

