Diocese de Colatina celebra caminhada das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs com encontro diocesano e Peregrinação das Águas e da Terra
A Diocese de Colatina viveu, entre os dias 19 e 21 de junho, um momento marcante na caminhada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Realizado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Linhares, o Encontro Diocesano das CEBs reuniu representantes das diversas Áreas Pastorais em preparação para o 16º Intereclesial das CEBs, que acontecerá em 2027, em Cachoeiro de Itapemirim (ES).
Com momentos de espiritualidade, formação, memória e celebração da caminhada comunitária, o encontro reafirmou a identidade das CEBs como uma Igreja próxima, participativa e comprometida com a vida, especialmente nas realidades das comunidades.
Inspirado pelo tema “CEBs: caminhando com as juventudes na alegria do Evangelho a serviço do Reino”, o encontro destacou a importância da participação dos jovens na caminhada das comunidades, fortalecendo o diálogo entre gerações e incentivando o protagonismo juvenil em uma Igreja sinodal, missionária e comprometida com a realidade do povo.
A abertura aconteceu na sexta-feira (19), com a acolhida dos participantes, animação conduzida pelas comunidades e a oração do Ofício Divino das Comunidades, expressão da espiritualidade presente na caminhada das CEBs.
O bispo diocesano, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, participou deste primeiro momento e conduziu uma reflexão com os participantes, destacando a importância das Comunidades Eclesiais de Base na missão evangelizadora da Igreja e no compromisso de caminhar juntos como Povo de Deus.
Formação e partilha marcaram o segundo dia do encontro
No sábado (20), a programação foi dedicada ao aprofundamento da caminhada das CEBs, contando com a assessoria de Rocheli Koralewski, pesquisadora e educadora popular com atuação voltada às áreas de juventudes, território, justiça socioambiental e direitos humanos, que acompanhou os participantes durante todo o dia.
A assessora ajudou as comunidades a refletirem sobre a caminhada das comunidades, os desafios da evangelização no mundo atual e a importância da participação dos jovens na vida da Igreja. Rocheli destacou a juventude como presença ativa na construção das comunidades, chamada a assumir seu protagonismo na missão evangelizadora da Igreja no tempo presente.
O coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Irineu Claudino, também esteve presente e destacou a importância da organização e participação das comunidades neste processo de preparação.
Durante o encontro, foram escolhidos os delegados que representarão a Diocese de Colatina no 16º Intereclesial das CEBs. A noite foi encerrada com um momento vivencial e cultural, com a apresentação da Banda de Congo São Benedito II, de Linhares, valorizando a cultura popular e as expressões de fé do povo.
A animação dos dias de encontro contou com a participação da CEB Bom Pastor, da Paróquia Cristo Rei, de Sooretama. A realização também contou com a colaboração de diversos grupos, movimentos e parceiros, entre eles o ECC Diocesano, o Movimento de Cursilhos de Cristandade e o Terço dos Homens, que contribuíram para a acolhida e organização dos participantes.
Peregrinação das Águas e da Terra encerra encontro em Regência
No domingo (21), encerrando a programação, os participantes seguiram para Regência, em Linhares, onde se uniram aos fiéis vindos de diversas comunidades da Diocese para a Peregrinação das Águas e da Terra, um momento de espiritualidade, memória e compromisso com o cuidado da Casa Comum.
A programação teve início na Comunidade São Benedito, com café partilhado e, em seguida, a Santa Missa em ação de graças, presidida pelo bispo diocesano Dom Lauro Sérgio. A celebração contou com a presença de padres da Diocese, religiosos e fiéis das diversas comunidades, com destaque para Frei Rodrigo Péret e Frei Pedro Neto, frades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, pertencente à Ordem dos Frades Menores (OFM), da Fraternidade Nossa Senhora de Fátima, em Uberlândia (MG).
Na ocasião, Frei Rodrigo apresentou a imagem de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja e um terço composto por 272 pedras, representando as vidas perdidas no rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG). O gesto recordou as vítimas dos crimes ambientais e reforçou o chamado das comunidades ao cuidado com a Casa Comum e à defesa da vida.
Durante a celebração, também foi realizada uma memória agradecida a Dom Geraldo Lyrio Rocha, recordando sua caminhada junto às comunidades e sua contribuição para a Igreja. Outro momento significativo foi a entrega do Ícone do 16º Intereclesial de CEBs às Áreas Pastorais, dando início à peregrinação do símbolo pela Diocese de Colatina.
Após a missa, os participantes caminharam até a Cruz da 6ª Romaria, localizada próxima à foz do Rio Doce. O local foi espaço de reflexão sobre a memória do crime ambiental que atingiu o Rio Doce e sobre o compromisso das comunidades com a defesa da vida e da criação.
A peregrinação foi encerrada com uma roda de conversa e a entrega de mudas aos participantes, como gesto concreto de cuidado e compromisso com a Casa Comum.
Os três dias de encontro foram marcados pela comunhão, pela valorização das comunidades e pela certeza de que as CEBs seguem sendo presença viva de uma Igreja em saída, que caminha junto ao povo, acolhe a força e a esperança das juventudes e anuncia o Evangelho a partir da realidade de cada comunidade.
por Comunicação Diocesana
fotos: Comunicação Diocesana, PASCOM Santa Rita de Cássia, Comissão de Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana
Veja galeria de fotos:









































































































