Na noite da última quinta-feira, 25 de junho, o bispo diocesano de Colatina, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, concelebrou a Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário natalício de Dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Mariana (MG), que celebrou seus 70 anos de vida. A celebração aconteceu na Igreja de São Pedro dos Clérigos, em Mariana, reunindo bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas e fiéis da Arquidiocese.
A presença de Dom Lauro teve um significado especial. Antes de ser nomeado bispo de Colatina, ele exerceu seu ministério presbiteral na Arquidiocese de Mariana, onde construiu grande parte de sua caminhada sacerdotal. Durante a celebração, Dom Airton fez questão de saudar o bispo de Colatina, recordando sua pertença ao clero marianense e agradecendo, por meio dele, as inúmeras manifestações de carinho recebidas de bispos de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Na homilia, Dom Airton refletiu sobre o Evangelho do dia e destacou que, mais importante do que realizar muitas obras, é viver autenticamente a vocação recebida de Deus. “É melhor a gente ser o que é do que simplesmente fazer as coisas”, afirmou, ressaltando que o ministério sacerdotal e episcopal nasce, antes de tudo, da identidade de quem pertence a Cristo.
Ao recordar seus 70 anos de vida, o arcebispo agradeceu pelo dom da existência e pelo caminho percorrido na Igreja. Também afirmou que o trabalho evangelizador deve ser vivido com amor, “como se fosse o primeiro dia e também como se fosse o último”, colocando sempre tudo nas mãos de Deus. Para ele, o discípulo de Cristo é chamado a viver sem ansiedade diante do futuro, confiando plenamente na vontade do Senhor e permanecendo fiel à missão recebida.
Em outro momento da reflexão, Dom Airton destacou que os pastores são chamados a caminhar junto com o povo de Deus, animando as comunidades e levando esperança. Ao recordar os oito anos à frente da Arquidiocese de Mariana, afirmou que sua principal missão tem sido criar condições para que as pessoas não desanimem na caminhada da fé, fortalecendo presbíteros, lideranças e fiéis na vivência do Evangelho.
Ao final da celebração, o reitor do Seminário São José, padre Sérgio José da Silva, falou em nome do presbitério arquidiocesano, destacando a fidelidade vocacional de Dom Airton, seu espírito de serviço e sua dedicação à evangelização, agradecendo pelos oito anos de governo pastoral marcados pela proximidade, serenidade, incentivo à missão e cuidado com todos.
Representando os leigos da Arquidiocese, Sueli Soares expressou gratidão pelo testemunho de vida e pelo ministério de Dom Airton, ressaltando características que marcaram a presença do arcebispo junto ao povo, como a acolhida, a serenidade, a fidelidade ao Evangelho, a sabedoria nas homilias e o cuidado dedicado aos presbíteros e às comunidades.
A Diocese de Colatina une-se em oração, agradecendo a Deus pelo dom da vida de Dom Airton José dos Santos e por seu dedicado ministério episcopal, desejando-lhe saúde, paz e abundantes graças para continuar servindo à Igreja com seu espírito missionário que tanto têm marcado sua caminhada.
por Comunicação Diocesana




