Baixo Guandu (ES) – Entre os dias 21 e 24 de novembro de 2024, o Instituto das Irmãs Milicianas de Cristo realizou o VI Capítulo Geral Ordinário, na cidade de Baixo Guandu (ES), Diocese de Colatina, Espírito Santo. Com o tema “Expandir Horizontes: Corações ardentes rumo à missão profética vivendo o carisma clarificado” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Isaías 6,8), o evento foi um marco na história da congregação, unindo avaliação, planejamento e a renovação do espírito missionário.
O encontro reuniu religiosas da congregação na Casa Mãe do Instituto e contou com a presença de Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo da Diocese de Colatina, na Missa de Encerramento, no dia 23 de novembro, às 11h. Durante a celebração, Dom Lauro destacou a importância da missão profética das Irmãs Milicianas e as encorajou a continuar expandindo os horizontes do Evangelho com fé e coragem.
REFLEXÃO E RENOVAÇÃO
O Capítulo Geral proporcionou momentos de reflexão sobre os últimos quatro anos de trabalho missionário e apresentou relatórios detalhados das ações realizadas. Em um ambiente marcado pela harmonia, fraternidade, leveza, comunhão e sinodalidade, as irmãs revisitaram os desafios enfrentados e celebraram os frutos colhidos em sua caminhada.
Foram momentos de reafirmação do carisma clarificado do Instituto e de compromisso com a missão profética, renovando os ânimos para o futuro. A vivência comunitária durante o Capítulo foi permeada por uma espiritualidade vibrante, impulsionando as Irmãs a dizerem com confiança: “Eis-me aqui, envia-me!”
NOVO GOVERNO GERAL
O Capítulo também foi ocasião para a eleição do novo Governo Geral do Instituto das Irmãs Milicianas de Cristo. A Superiora Geral eleita é a Irmã Antônia Ferreira de Souza, que estará acompanhada pelas Conselheiras:
- Irmã Anete Affonso Motta
- Irmã Creuza Maria de Assis
- Irmã Cleusa Santana
- Irmã Madalena Aparecida Marques

Superiora Geral eleita Irmã Antônia Ferreira de Souza
Com espírito de serviço e entrega, as religiosas assumem a responsabilidade de guiar a congregação nos próximos anos.
Frei Augusto Luiz Gabriel