Na sexta-feira da semana passada (25/11), em Ibiraçu, aconteceu a última reunião do presbitério da Diocese de Colatina de 2022. Na ocasião, o professor Edebrande Cavalieri fez uma análise de conjuntura, destacando questões sociais, políticas e econômicas que impactam o dia a dia, inclusive a realidade da Igreja.
Na ocasião, Edebrande, que é professor do departamento de filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e doutor em Ciências da Religião, disse que as polarizações são uma preocupação importante do nosso tempo. Segundo ele, a Igreja não pode correr o risco de ser dividida. A pluralidade sempre irá existir, mas é preciso haver unidade dentro da diversidade.
Para o professor, o caminho a seguir deve estar em sintonia com o Papa Francisco. Ele disse aos padres que a sinodalidade implica caminharmos juntos e o convite é para que todos participem de um processo de escuta, não apenas da escuta das lideranças, como também da escuta das bases, de todos os batizados.
A reunião foi interrompida pela notícia do atentado ocorrido em duas escolas no bairro de Coqueiral, na cidade vizinha de Aracruz.