O Papa Francisco inova mais uma vez: o próximo Sínodo dos Bispos não será celebrado somente no Vaticano, mas em cada Igreja particular dos cinco continentes, seguindo um itinerário articulado em três fases, com escuta, discernimento e consulta. Leigos, sacerdotes, missionários, consagrados, bispos e cardeais se encontrarão cada um em sua diocese, com seu papel e suas instâncias.
O que é sinodalidade?
Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco deseja tornar concreta e visível a sinodalidade na Igreja. Sinodalidade significa andar juntos por uma mesma estrada, é momento de encontro, de diálogo e de assembleia com a finalidade de criar sintonia em torno de decisões a serem tomadas. A sinodalidade é o aspecto visível da comunhão.
Pela primeira vez, um Sínodo descentralizado
Esta é a primeira vez que um sínodo começa descentralizado. Em outubro de 2015, o Papa Francisco expressou o desejo de um caminho comum de “leigos, pastores, Bispo de Roma” através do fortalecimento da assembleia dos bispos e “uma descentralização salutar”. O desejo agora se torna realidade.
Abertura solene no Vaticano com o Papa
A abertura do Sínodo acontecerá tanto no Vaticano como em cada diocese. O caminho será inaugurado pelo Papa nos dias 9 e 10 de outubro deste ano. Serão três fases: diocesana, continental e universal.
Fase diocesana: consulta e participação do Povo de Deus
As Igrejas particulares começarão seu caminho no domingo 17 de outubro de 2021, sob a presidência do bispo diocesano. O objetivo desta fase é a consulta ao Povo de Deus para que o processo sinodal se realize na escuta da totalidade dos batizados. Para facilitar a participação de todos, a Secretaria do Sínodo enviará um texto preparatório acompanhado de um questionário. A síntese dessas respostas será enviada à Secretaria do Sínodo até abril de 2022.
Fase continental: diálogo e discernimento
A segunda fase do caminho sinodal é o continental, que será realizada até março de 2023. O objetivo é dialogar em nível continental e realizar um discernimento à luz das particularidades culturais específicas de cada continente. Nas assembleias continentais, será elaborado um documento final, a ser enviado em março de 2023 para a Secretaria do Sínodo.
Fase universal: os bispos do mundo em Roma
Este longo percurso culminará em outubro de 2023 com a celebração do Sínodo em Roma.
Com informações de Vatican News