A Diocese de Colatina encerra a fase de escuta do Sínodo da Igreja. Foram seis meses de comunicação aberta para ouvir todos aqueles que desejassem contribuir para o futuro da nossa Igreja no mundo.
O questionário circulou pelas comunidades e também pôde ser acessado pelo site diocesano, convidando a participação de todos nesse processo. O coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Marinaldo Serafim, comemorou o resultado dessa escuta. “Tivemos uma participação expressiva das mais diversas forças de nossa diocese. Chegaram questionários respondidos por grupos e por pessoas individualmente, por leigos engajados e até por fiéis afastados da Igreja”, comentou.
SÍNTESE
A Fase Diocesana do Sínodo da Igreja continua. O momento agora é de reunir todas as informações, analisá-las e organizá-las em uma síntese. Segundo padre Marinaldo, a Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora indicou uma equipe para cuidar desse processo. “Já estamos debruçados sobre as respostas. É bom destacar que essa síntese tem uma importância fundamental não apenas para o sínodo, mas principalmente para a nossa própria diocese. Com essas informações em mãos, seremos capazes de conhecer melhor a nossa realidade”, observou padre Marinaldo.
Após concluído o trabalho de síntese, o documento será analisado pela Coordenação da Ação Evangelizadora e, sendo aprovado, será encaminhado para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Posteriormente, o conteúdo dessa síntese também será disponibilizado para que todo o povo tenha conhecimento.
FASE CONTINENTAL
As sínteses diocesanas serão a base da próxima fase do sínodo, prevista para ter início ainda neste ano. Trata-se da fase continental cujo objetivo é dialogar em nível de continente e realizar um discernimento à luz das particularidades culturais específicas. Nas assembleias continentais, será elaborado um documento final a ser enviado em março de 2023 para a Secretaria do Sínodo.
Este longo percurso culminará na fase universal, em outubro de 2023, com a celebração do sínodo em Roma e na presença do Santo Padre.