O mês de setembro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao suicídio. A campanha intitulada “Setembro Amarelo” foi criada no Brasil, no ano de 2015, pela Centro de Valorização da Vida. Setembro foi o mês escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
A cor amarela, utilizada durante a campanha, representa a valorização da vida. Trata-se de um assunto importante a ser discutido durante todo o ano e intensificado no decorrer do mês de setembro.
A campanha deste ano de 2020 traz como lema “É preciso agir”. Como o suicídio é um ato evitável, a abertura ao diálogo e a compreensão das razões que levam alguém a ceifar a própria vida podem reverter esse quadro.
Segundo dados estatísticos, no Brasil, o suicídio ocupa o quarto lugar no ranking de causas de mortes mais comuns entre os jovens. Além disso, a cada 40 segundos uma pessoa se mata em algum lugar do mundo.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o suicídio é a segunda causa mais comum de morte em pessoas com idade de 15 a 29 anos. Só no Brasil, 32 pessoas morrem por dia tirando a própria vida.
A mobilização de combate ao suicídio pode ser feita de diversas formas, seja por meio palestras, seminários, iluminação dos órgãos públicos utilizando a cor amarela ou compartilhando informações sobre o movimento “Setembro Amarelo” nas redes sociais.
Unamo-nos pela valorização da vida!