Recentemente, nossos seminaristas lançaram um novo canal de comunicação com o Povo de Deus: o site oficial da Casa de Formação Maria Mãe da Igreja (www.seminariommi.com.br). Para saber mais sobre as expectativas dos rapazes com relação a essa ferramenta, nós conversamos com eles. Confira a seguir.
Por que lançar um site específico para o Seminário Diocesano?
Seminaristas: Entendemos que a formação dos futuros padres da Diocese de Colatina não deve ser isolada, mas estar em comunhão com a caminhada dos fiéis leigos. O próprio Papa Francisco, em um encontro com os seminaristas da Bolonha, pediu proximidade dos vocacionados com o Povo de Deus. Assim, acreditamos que, através de nossas redes sociais e agora do nosso site, os seminaristas poderão estar mais perto dos leigos e leigas que acompanham a formação através de sua amizade, oração e doação, seguindo o cotidiano do seminário e se informando sobre o nosso processo formativo.
Quais são os objetivos do site?
Seminaristas: A ideia de criar um site para o seminário diocesano é aproximar as pessoas do nosso dia a dia, criando um vínculo de amizade social. Através de nossas redes, divulgamos as atividades do seminário, como missas, encontros, retiros, formações e comunicados. Além disso, o site é uma boa ferramenta para motivar o discernimento vocacional dos jovens que sentem o desejo de conhecer melhor a formação de um padre diocesano. Ainda através do site, é possível colaborar financeiramente com os custos da formação. Manter o seminário de portas abertas é um grande desafio para toda diocese. A preocupação não é apenas de ordem espiritual e religiosa, mas também econômica, pois as despesas são altas.
Que conteúdo as pessoas encontram por lá?
Seminaristas: Ao acessar o site, nossos amigos e amigas poderão encontrar a história do seminário, informações sobre a formação, notícias, artigos, conteúdo vocacional e informações de contato. Também poderão conhecer cada seminarista e cada membro da Comissão Diocesana de Formação. Além disso, existe um espaço dedicado aos Amigos do Seminário e às memórias do processo formativo.
Quem produz os conteúdos?
Seminaristas: O site é alimentado pelos próprios seminaristas, com apoio da equipe de comunicação do seminário e da diocese, contando com o incentivo e a participação dos padres.
Como está sendo a repercussão das pessoas com relação ao site?
Seminaristas: Lançamos o site no dia 24 de maio, quando celebramos a festa de Maria Mãe da Igreja, a padroeira do nosso seminário. Durante a transmissão, participaram cerca de 150 pessoas que puderam acessar o site já no final da missa. A recepção da notícia foi muito interessante. O povo compartilhou e se empolgou junto conosco. O site ainda é recente, mas podemos perceber a curiosidade das pessoas em nos conhecer e estar mais perto da gente. Contamos com o apoio de cada um na divulgação do site, assim poderemos nos aproximar de mais colaboradores e amigos do seminário.
E como está sendo a repercussão entre os jovens e possíveis novos vocacionados?
Seminaristas: A repercussão já está sendo muito boa. Pretendemos destacar os conteúdos vocacionais no mês de agosto, quando a Igreja do Brasil celebra o Mês da Vocações. Assim poderemos fazer com que o jovem vocacionado interaja ainda mais conosco e com nossa formação.
Vocês acham que o site é também um canal que possa propiciar o despertar de novas vocações?
Seminaristas: Com certeza. Disponibilizamos no site do seminário uma página dedicada especialmente aos vocacionados. Nela, eles poderão encontrar orações e reflexões voltadas para o tema da vocação. Também poderão fazer seu cadastro e manter contato com os responsáveis pelo acompanhamento vocacional da diocese. Logo no primeiro dia, após o lançamento do site, recebemos o cadastro e as dúvidas de alguns jovens vocacionados. Esperamos que esse canal de contato possa ser de grande ajuda para o discernimento dos jovens que desejam ser padres. Caso alguém queira conversar conosco, pode entrar em contato através do site ou mandar um e-mail diretamente para [email protected].