De março a julho, a Diocese de Colatina acolheu, para estágio missionário, quatro seminaristas da Diocese de Lorena (SP): Caio de Melo, Danilo Moraes, Gustavo Martins e Robson Morais. Eles foram enviados pelo bispo de Lorena, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, que deixou a Diocese de Colatina recentemente.
Eles vieram em duplas e permaneceram por dois meses. Foi um período de intenso aprendizado, conhecimento mútuo, partilha de experiências, interação e comunhão eclesial. Agora, os quatro seminaristas, que estão concluindo o curso de teologia, aguardam a ordenação diaconal.
Sob a responsabilidade do padre Marinaldo Serafim, que os acolheu na Casa de Formação Nossa Senhora Mãe dos Pobres, em Colatina, os rapazes conheceram as diversas realidades das nossas paróquias, tiveram contato com lideranças, com os seminaristas de nossa Igreja Particular e puderam então experimentar a dinâmica diocesana que aqui se encontra.
“A acolhida que nos deram e o entusiasmo com o qual nos receberam testemunham que o amor a Cristo é a maior motivação da ação pastoral e evangelizadora de vocês”, afirmaram em carta. “Vocês nos proporcionaram a experiência de nos sentirmos em casa, em uma verdadeira família: saímos para conhecer uma nova realidade e nos deparamos com pessoas que já pareciam ser do nosso convívio”, relataram os seminaristas.
Caio, Danilo, Gustavo e Robson, a Diocese de Colatina se alegra com os bons frutos colhidos durante sua permanência em solo capixaba. Desejamos uma caminhada frutuosa e permanecemos de portas abertas para vocês!
A seguir, confira a íntegra da carta de agradecimento.