Os fiéis de todo o Brasil têm um compromisso marcado entre os dias 11 e 17 de agosto. É a Semana Nacional da Família, celebrada há mais de 30 anos e uma oportunidade de as pessoas se aproximarem e rezarem juntas, em família e em comunidade. Durante esses dias, no contexto do Mês Vocacional, a Igreja celebra a importância da vocação familiar e do serviço de evangelização às famílias.
O tema escolhido pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para este ano é “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que abordou “Fraternidade e amizade social”. Os temas propostos para aprofundamento estão no subsídio Hora da Família, distribuído para grupos de todo o país celebrarem em casa, nas comunidades e paróquias.
“Acreditamos que é na família que construímos os melhores amigos e também onde aprendemos os valores básicos da vivência social. Desejo que todas as famílias possam fazer uma experiência profunda de amizade, especialmente com aqueles que estão mais próximos, para poder viver também uma profunda e intensa amizade com Deus”, disse o bispo eleito de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Vida e Família, dom Bruno Elizeu Versari.
A Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), responsável por animar a celebração da Semana Nacional da Família em todo o Brasil, deseja favorecer a oportunidade de as famílias vivenciarem momentos de oração, de confraternização e de visitas aos que estão afastados. “O importante é despertar junto com os filhos, junto com a família e em famílias a importância da amizade”, motiva dom Bruno Versari, convidando à participação nas atividades realizadas em cada paróquia do país. “Que possam fazer um momento de alegria e de convivência aí na sua comunidade!”, finalizou.
SEMANA DA FAMÍLIA NA DIOCESE DE COLATINA
A Diocese de Colatina, por meio da Pastoral Familiar Diocesana, inicia no dia 11 de agosto de 2024, uma campanha de doação de sangue como gesto concreto durante a Semana da Família. Com o slogan “Doe Amizade, Doe Sangue”, a ação busca incentivar a doação de sangue tanto entre os agentes da pastoral quanto na sociedade em geral, ressaltando a importância desse ato de solidariedade.
A campanha conta com a parceria dos centros de hemoterapia Hemoes de Linhares e Colatina, onde as doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com cadastro até as 15h20. Ajude-nos a divulgar nas celebrações, grupos de WhatsApp, mídias sociais das paróquias e comunidades, além de rádios locais, com o objetivo de engajar o maior número possível de doadores.
Embora o foco principal da campanha seja durante a Semana Nacional da Família, as doações poderão ser agendadas para datas posteriores, tanto por telefone quanto pelo site do Hemoes. A iniciativa é um chamado para que todos participem e façam a diferença na vida de quem precisa de sangue, fortalecendo os laços de amizade e fraternidade.
SEMANA DA FAMÍLIA E MÊS VOCACIONAL
Em agosto, a Igreja no Brasil celebra o Mês das Vocações, e a cada semana são refletidos os diversos chamados de Deus para o serviço na Igreja e na sociedade. Na segunda semana do mês, a partir do Dia dos Pais, é celebrada a Semana Nacional da Família, como momento de destacar e valorizar a vocação matrimonial.
Nesse sentido, desde 1992, várias dioceses promovem atividades que em mais de três décadas foram tomando corpo pelo país e hoje contam com celebrações, encontros, palestras e momentos festivos. Tais eventos extrapolaram o âmbito da Igreja em algumas cidades do Brasil, com ações em escolas, associações, casas legislativas e outros locais – que inclusive a tem como data oficial no calendário municipal.
Para a celebração da Semana Nacional da Família, é oferecido o subsídio Hora da Família, com roteiros para o Dia dos Pais e para os encontros de cada dia da Semana. O material também contém os encontros para a Semana Nacional da Vida, que será vivenciada em outubro. O Hora da Família pode ser adquirido na loja virtual da Pastoral Familiar: lojacnpf.org.br
Além do subsídio impresso, a CNPF oferece um kit de material gráfico da Semana Nacional da Família 2024 para ser utilizado pelos comunicadores e agentes da Pastoral Familiar na divulgação. Acesse aqui.
Frei Augusto Luiz Gabriel, com informações da Pastoral Familiar e CNBB




