Na última quarta-feira (21/12), iniciamos as comemorações pelos 25 anos do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu. O primeiro bispo de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu a santa missa abrindo oficialmente o ano jubilar.
“Eu estava em visita pastoral na Paróquia São Marcos, em Ibiraçu, e na celebração de encerramento veio à minha mente, ao meu coração, este pensamento: a Diocese de Colatina precisa ter um ponto de interação diocesana, precisa ter um polo de evangelização e um centro de devoção a Maria. E me veio imediatamente a ideia de elevar à condição de santuário diocesano a capelinha de Nossa Senhora da Saúde”, lembrou dom Geraldo.
“Temos aqui este ponto de articulação da Diocese de Colatina, este polo de irradiação da ação evangelizadora, este espaço abençoado de devoção a Maria”, continuou o bispo mencionando ainda que o nosso santuário diocesano é o segundo maior do Espírito Santo.
“Eu plantei, dom Décio regou”
Em sua homilia, dom Geraldo não apenas destacou a inspiração que teve ao elevar a igrejinha de Nossa Senhora da Saúde a santuário, fato que aconteceu em 1998. Ele enfatizou também o empenho de seu sucessor, dom Décio Sossai Zandonade, em fazer crescer a devoção mariana em toda a diocese. “Eu posso, parafraseando São Paulo, dizer também: eu plantei, dom Décio regou e Deus deu o crescimento. Dom Décio se empenhou para que a devoção a Nossa Senhora da Saúde se estendesse a toda a Diocese de Colatina. Para isso, ele promoveu uma peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Saúde por todas as paróquias e, na conclusão, pediu à Santa Sé que fosse dado o título de padroeira da Diocese de Colatina a Nossa Senhora da Saúde”, lembrou dom Geraldo na presença de dom Décio, que concelebrou a missa juntamente com os padres Malvino Xavier da Silva, Irineu Claudino Sales e Luismar Passarelli, reitor do santuário.
A celebração contou com a presença da tradicional banda de música de Barra do Triunfo.
Programação do ano jubilar
O ano jubilar do santuário está apenas começando. Ao longo de 2023, haverá uma programação especial marcada por missas solenes e romarias. Padre Luismar adiantou que as paróquias da Diocese de Colatina estão articulando a chamada “Semana Mariana”.
“Estarei presente nas paróquias em missão para reforçar a devoção mariana nas comunidades. Será um ano de bênçãos e graças para nós”, disse.
Durante o ano jubilar, haverá missa solene presidida por um bispo todo dia 21 do mês. Em janeiro, a missa será celebrada por dom Décio; em fevereiro, será a vez do nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa; e em março, receberemos o bispo de Teixeira de Freitas (BA), dom Jailton de Oliveira Lino. A programação dos meses seguintes ainda está em fase de finalização.

Padre Malvino, padre Luismar, dom Décio, dom Geraldo e padre Irineu