O Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, acolheu, no último domingo (6/11), a 7ª Romaria do Terço dos Homens da Diocese de Colatina. Cerca de 1.500 tercistas participaram desse momento que contou com caravanas de toda a Diocese de Colatina, da Diocese de São Mateus e também da Arquidiocese de Vitória.
Segundo o coordenador do Terço dos Homens na Diocese de Colatina e no Regional Leste 3, Glayson Lozer, o evento acontece todos os anos, no domingo que antecede a abertura da Festa de Nossa Senhora da Saúde, padroeira de nossa diocese.
“O objetivo é viabilizar a confraternização entre os vários grupos que fazem parte do Movimento do Terço dos Homens, com uma programação voltada, sobretudo, para a vida espiritual da fé católica através da devoção ao Santo Terço, um pedido feito por Nossa Senhora para que rezemos diariamente essa tão bela oração”, destacou Glayson.
PROGRAMAÇÃO
A programação deste ano teve início com uma caminhada do centro de Ibiraçu até o santuário, seguida de missa presidida pelo bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, e concelebrada pelo reitor do Santuário, padre Luismar Passarelli, e pelo diretor espiritual do Terço dos Homens na diocese, padre Maurício Cordeiro Fornanciare, além do diretor adjunto, diácono Brás Galimberti.
Depois da missa, o bispo emérito de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade, conduziu uma reflexão sobre “Maria, a mulher da escuta”, tema da festa de Nossa Senhora da Saúde deste ano. A programação seguiu com a reza do Santo Terço e bênção do Santíssimo Sacramento.
“A sensação foi de que todos saíram com a fé renovada, com o compromisso de regressarmos no próximo ano convidando, cada qual, mais um homem para a Casa da Mãe da Saúde”, comemorou Glayson.
A próxima edição da Romaria do Terço dos Homens já tem data marcada: dia 5 de novembro de 2023.
Imagens do portal Mãe da Saúde (maedasaude.org.br)