No último sábado, dia 21 de outubro, o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, que fica em Ibiraçu, viveu um momento sublime de sua história: a Missa Solene de Dedicação do Templo e Consagração do Altar.
O bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, foi quem presidiu a celebração, ao lado do bispo emérito de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade; do reitor do Santuário, padre Luismar Passarelli; e do reitor do Seminário Diocesano, padre Edgar Rigoni. O templo ficou repleto de fiéis que puderam acompanhar de perto o belíssimo rito.
PROCISSÃO
A missa teve início em frente à capelinha histórica de onde a comunidade saiu em procissão até o templo maior que estava de portas fechadas. Na ocasião, dom Lauro destacou o trabalho realizado por dom Décio ao longo dos anos para tornar o Santuário uma referência mariana para todo o Espírito Santo. “Dom Décio é um grande benemérito deste santuário”, disse.
Diante do templo, foi descerrada a placa que marcou aquele momento e, em seguida, padre Luismar abriu as portas da igreja e dom Lauro afirmou solenemente: “Entrai pelas portas do Senhor, dando graças, e nos seus átrios, com hinos de louvor”.
RITO
O rito de Consagração do Altar incluiu bênção da água e aspersão dos fiéis e das paredes do templo, ladainha de todos os santos, unção do altar e das cruzes, incensação e iluminação do altar e da igreja.
“Hoje é um dia de grande alegria para todos”, iniciou dom Lauro em sua homilia. O bispo lembro que o templo do Santuário já é utilizado, mas, naquele dia, ele estava sendo oficialmente dedicado a Deus, “um ato importante na vida da diocese”. “E o altar é consagrado, momento central desta cerimônia, porque o altar não é simplesmente uma mesa, o altar simboliza o Cristo”, continuou o bispo.
Além de sua importância, dom Lauro destacou ainda a beleza do rito que estava sendo vivenciado ali e destacou: “É preciso que a nossa vida corresponda àquilo que expressa o templo e àquilo que nós celebramos. Que aqui seja realmente esse espaço de acolhida da Palavra, de celebração dos sacramentos, de nos reabastecermos para a missão nas famílias, nas comunidades e na sociedade, de acordo com a nossa vocação”.