A Comunidade Santo Expedito (Bairro Jardim Planalto), Paróquia Sagrado Coração Jesus – Catedral, está preparando uma festa para celebrar seu padroeiro.
A programação terá início na terça-feira (16/4), às 19h, com a Celebração da Palavra, com o diácono Amauri, na comunidade São Francisco de Assis. No dia seguinte (17/4), também às 19h, o padre Ernandes Fantin celebrará a missa, com a comunidade Nossa Senhora Perpétuo Socorro.
Na quinta-feira (18/4), 19h, a comunidade Nossa Senhora da Penha terá a oportunidade de acompanhar a missa, sob a responsabilidade do frei Pedro. Já na sexta-feira (19/4), às 19h30, a missa do padroeiro Santo Expedito será celebrada pelo padre José Valdecy Romão.
Encerrando a programação, no sábado (20/4) estão previstas missões populares com visitas às casas da comunidade, a partir das 14h. A comunidade convida todos a participar do movimento de barracas, após as missas, no bairro Jardim Planalto, Rua Violeta, 406. A arrecadação do evento tem como propósito a aquisição de um lote, onde deverá ser construída a sede da igreja da comunidade.
HISTÓRIA
Santo Expedito foi martirizado na Armênia, no século II. Ele era militar e foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Dioclesiano, que subira ao trono de Roma em 284. Levava uma vida devassa; mas um dia, tocado pela graça de Deus, vendo uma grande luz, tudo mudou em sua vida.
Foi então que lhe apareceu o espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou “cras….! cras….! cras….!” palavra latina que quer dizer: “Amanhã…! amanhã…! amanhã…! isto é – Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!”.
Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: “Hodie! Quer dizer: Hoje! Nada de protelações! É pra já!” É por isto que o Santo Expedito é invocado nos casos que exigem solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo.
Texto: Eduardo Monteiro
