A Diocese de Governador Valadares (MG), já está se preparando para a 7ª. edição da Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, que adota o slogan “Bacia do Rio Doce, nossa casa comum”. A Romaria está prevista para o dia 16 de junho (domingo), no município de Naque. O fundamento da iniciativa é “construir novos céus e nova terra, com repactuação justa e participação popular”.
ORGANIZAÇÃO
Participam do movimento a Comissão de Meio Ambiente da Bacia do rio Doce, Fórum Permanente em Defesa da Bacia do rio Doce, Diocese de Governador Valadares, Dioceses da Bacia do rio Doce, Rede Cáritas, CPT, movimentos sociais e Instituto Padre Nelito Dornelas. O evento ainda conta com o apoio da ADVENIAT, ação da Igreja Católica da Alemanha que financia projetos de cunho pastoral e social na América Latina.
MEMÓRIA: REGÊNCIA/2023.
Em junho do ano passado, a Diocese de Colatina realizou a 6ª. Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, em Regência, litoral de Linhares. Está fixada ali a cruz que simboliza a luta das comunidades atingidas pela tragédia ambiental que afetou drasticamente os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Por ocasião da Romaria das Águas, realizada em 2023, na foz do Rio Doce, em Regência/Linhares, foi divulgada a “Carta ao Povo de Deus”, cujo trecho diz:
“Unidos, como atingidos e atingidas, de toda a extensão da Bacia do Rio Doce, denunciamos e nos manifestamos contrários à violência da mineração predatória. Violência que tem causado violação de direitos humanos e da natureza, com a contaminação e o assoreamento de nossos rios, perda da biodiversidade, desmatamento; violência contra a cultura, a autonomia e a soberania de nossas populações; e pobreza e caos social em áreas no entorno da mineração.”
Texto: Eduardo Monteiro


