Na última quinta-feira (25/5), Linhares acolheu o terceiro seminário da 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, evento sediado pela Diocese de Colatina e que conta com a parceria das dioceses mineiras banhadas pelo Rio Doce.
Mais de 150 pessoas participaram do evento que teve como foco o tema da romaria: “Bacia do Rio Doce, nossa casa comum”. Assim como nos dois seminários anteriores, que aconteceram em Baixo Guandu e Colatina, o de Linhares contou com a presença de nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, que reforçou a tradição da Igreja de cuidar da casa comum.
MEMÓRIA
O bispo emérito de Mariana e primeiro bispo de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha, também participou do seminário, fazendo memória do rompimento da barragem com rejeitos de minério, ocorrido em 2015, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). Na época, dom Geraldo era arcebispo de Mariana e viu de perto toda a tragédia.
GRITO DA TERRA E DAS ÁGUAS
O professor Edebrande Cavalieri chamou a atenção para a corresponsabilidade de todos para com a luta pela recuperação integral do meio ambiente que foi destruído. Para ele, a Romaria das Águas e da Terra é uma grande peregrinação de todo o povo e não apenas dos atingidos diretamente. Trata-se de um “movimento social de luta com os pés na terra” e que “deve nos fazer ouvir o grito da terra e das águas”.
DEPOIMENTOS
O seminário em Linhares contou ainda com a participação do cacique Jonas do Rosário, da Aldeia Areal, de Aracruz, e da pescadora Regiane Soares Rosa. Eles falaram sobre os problemas enfrentados após o rompimento da barragem em Mariana. O advogado Moisés Eustáquio Gonçalves dos Santos, da Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (ADAI), falou sobre as implicações ambientais advindas da falta de cuidado com o meio ambiente, especialmente com os rios.
PLANETA ÁGUA
O momento cultural do evento foi emocionante: a estudante Hellen Duarte Santana, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cid Adalberto dos Reis, cantou a música “Planeta Água” de forma encantadora.