No último sábado (12/8), a Diocese de Colatina teve a graça de acolher seu mais novo diácono: Renildo Andrade Marim. A missa de ordenação diaconal foi presidida pelo nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, no Santuário Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu.
ASSISTA A MISSA NA ÍNTEGRA
Padres, diáconos, seminaristas e fiéis vindos das mais diversas paróquias lotaram o templo para acompanhar o momento. Muito emocionado, Renildo recebeu o carinho da família, de amigos e foi acolhido por dom Lauro entre os diáconos da Diocese de Colatina.
“O diácono é a imagem do Cristo servidor. Aquele que antes de sofrer a paixão se levanta na última ceia e vai lavar os pés dos discípulos”, disse o bispo em sua homilia.
“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (cf. Lc 10,33-34), esse é o lema que Renildo escolheu para o seu diaconato.
“Que a sua vida possa ser isso que você escolheu como lema. O diácono deve ajudar a comunidade toda a sentir compaixão, a ter um olhar de misericórdia, de inclusão e lutar pela justiça porque a caridade supõe e exige justiça”, afirmou dom Lauro.
O diácono Renildo exercerá seu ministério na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, de Guaraná, Aracruz, onde atualmente reside.
MAIS TRECHOS DA HOMILIA
“É sinal de vitalidade da nossa Igreja uma ordenação. É sinal de que Deus continua chamando.”
“A Igreja é a comunidade dos cuidados, dos que têm compaixão. Não pode ser grupo fechado que condena os outros. Não somos a comunidade dos perfeitos. Nós somos a comunidade dos pecadores perdoados e, por isso, cheios de gratidão, louvamos a Deus que olhou para nós com compaixão, nos perdoou e nos fez participar dessa família do Povo de Deus.”
“E dessa família Deus suscita vocações. Jovens, não tenham medo de assumir a sua vocação, a sua missão, assim como Renildo.”