O Regional Leste 3 da CNBB realizou, de 10 a 12 de novembro, sua 1ª Assembleia do Povo de Deus, reunindo cerca de 70 pessoas em Vitória (ES) para refletir sobre o tema “Comunhão, Participação e Missão: caminho para a Igreja no Brasil”. Participaram do encontro bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas de todas as quatro dioceses do Espírito Santo.
“Foram dias de escuta, reflexão, avaliação, planejamento e encaminhamentos pastorais. Quando falamos em Assembleia do Povo de Deus, recordamo-nos de um povo conquistado pelo Senhor, pelo sangue de Cristo, povo sacerdotal, profético, servidor. Assim podemos ver a grandiosidade da nossa missão. Juntos estamos aprendendo uma nova maneira de trabalhar através da escuta, da palavra de Deus e do Espírito Santo”, afirmou o bispo diocesano de Colatina e presidente do Regional Leste 3, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa.
SINODALIDADE
No primeiro dia de encontro, os participantes refletiram sobre o tema “Sinodalidade e pluralidade cultural: desafios teológicos e pastorais”, sob a assessoria do professor Edebrande Cavalieri, que acentuou sobre a necessidade do trabalho em conjunto. “O clericalismo nasce quando não caminhamos juntos. Se todos participam, estão unidos, e o clericalismo deixa de existir”, destacou ele.
CONVERSA ESPIRITUAL
No sábado, os participantes trabalharam em grupos, utilizando a metodologia da “conversa espiritual”, conforme tem sido feito no processo do atual sínodo mundial. A partir das interações, foi produzida uma síntese com apontamentos práticos para a caminhada da Igreja no próximo ano.
Essa 1ª Assembleia do Povo de Deus torna-se um marco para o Regional Leste 3, pois representa um passo importante na construção da comunhão eclesial, na promoção da participação ativa dos fiéis e no fortalecimento da missão evangelizadora da Igreja no Brasil.