Os professores Anderson Mendes Batista dos Anjos e Marilson da Costa Simões (na foto acima) representaram a Diocese de Colatina no 1º Encontro dos Colaboradores Nacionais da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, em Brasília. Anderson e Marilson colaboram, respectivamente, com os setores nacionais da Educação e Universidades da CNBB.
A abertura do evento foi marcada pelo lançamento do projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global”. Trata-se de uma iniciativa para somar-se ao esforço de “Reconstruir o Pacto Educativo Global” e celebrar os cinco anos da Encíclica Laudato Si’, convite lançado pelo Santo Padre. O novo “Pacto Global Educativo” vai ser celebrado, no Vaticano, no dia 14 de maio deste ano.
O encontro também promoveu reuniões específicas para os setores educação e universidades. Os colaboradores envolvidos com a educação discutiram a presença da “Pastoral da Educação na Escola Pública”. Já o grupo que pensa a questão universitária debateu sobre a “Saúde Mental na Educação Superior”. Ações pastorais foram definidas e a meta é concretizá-las até 2023. Segundo Anderson, as atividades planejadas tiveram como foco justamente as ações do Pacto Educativo Global.