O coordenador diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, esteve em Marabá, no estado do Pará, no último fim de semana (4 e 5/3), para assessorar a “Jornada de Formação de Educadores: Educar ao Humanismo Solidário”.
Trata-se de um projeto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inspirado na Campanha da Fraternidade do ano passado que refletiu o tema da educação. O objetivo dessa iniciativa é oferecer a educadores e agentes das pastorais da Educação e Universitária de todo o Brasil uma formação sólida à luz do Pacto Educativo Global, que é um chamado do Papa Francisco para que se priorize uma educação humanista e solidária como forma de transformar a sociedade.

Professor Anderson esteve em Marabá (PA), Igreja Irmã da Diocese de Colatina
FORMAÇÃO POR REGIÕES
A “Jornada de Formação de Educadores” acontece de março a junho por região brasileira. A primeira foi a Região Norte, sendo sediada pela Diocese de Marabá (PA). O professor Anderson assessorou o módulo específico sobre a ação pastoral nas escolas de educação básica.
“Foi um misto de sentimentos! Uma das experiências missionárias mais importantes que já participei, porque foi um presente estar na Amazônia justamente no contexto em que o Papa Francisco insiste sobre o trabalho diferenciado que precisa ser feito com os povos originários. Ao mesmo tempo, isso aconteceu coincidentemente na Diocese de Marabá, Igreja Irmã da nossa Diocese de Colatina”, contou Anderson.
Segundo o professor, a jornada pretende reunir educadores e agentes de pastoral que atuam da educação básica até a universitária. “O objetivo maior é organizar e articular a Pastoral da Educação e Universitária em todas as cinco regiões do Brasil”, completou.
Para que pudesse acontecer, a jornada recebeu recursos do Fundo Nacional de Solidariedade, oriundos da Campanha da Fraternidade de 2022.