O coordenador diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, participou, no último fim de semana (29 e 30/4), da Jornada de Formação de Educadores: Educar ao Humanismo Solidário” que aconteceu em São Paulo e foi promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Em março, Anderson esteve em Marabá (PA) para assessorar a jornada da Região Norte. Dessa vez, a CNBB reuniu agentes da Pastoral da Educação que atuam nas dioceses do Sudeste, ou seja, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Esse encontro aconteceu na cidade de Taboão da Serra, na Diocese de Campo Limpo (SP). O professor Anderson explicou que essa jornada é fruto da Campanha da Fraternidade do ano passado que refletiu sobre a educação. “São momentos formativos sobre a organização da Pastoral da Educação”, disse Anderson que ministrou a oficina “A Ação Pastoral na Educação Básica”. “Trabalhei com teoria e prática. Depois de apresentar conceito, objetivos, perfil do agente e como iniciar o trabalho da Pastoral da Educação, dei exemplos das ações que realizamos na Diocese de Colatina”.
As Jornada de Formação de Educadores vão acontecer em todas as regiões do Brasil com o objetivo de oferecer a educadores e agentes das pastorais da Educação e Universitária uma formação sólida à luz do Pacto Educativo Global, que é um chamado do Papa Francisco para que se priorize uma educação humanista e solidária como forma de transformar a sociedade.