No último sábado (11/12), a Igreja Católica do Espírito Santo celebrou oficialmente a instalação do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O momento foi marcado por uma missa solene, no Santuário Divino Espírito Santo, em Vila Velha, que foi presidida pelo presidente da CNBB e arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, presidiu a missa
O bispo eleito da Diocese de Colatina, monsenhor Lauro Sérgio Versiani Barbosa, também se fez presente, juntamente com vários bispos do Regional Leste 2 (Minas Gerais), os bispos capixabas, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas e leigos vindos das quatro dioceses que compõem o Regional Leste 3: Colatina, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Arquidiocese de Vitória.
Com a criação do Leste 3, as dioceses capixabas deixaram o Regional Leste 2, que agora reúne somente as dioceses de Minas Gerais. O objetivo desse desmembramento é fortalecer o jeito de ser Igreja no Espírito Santo. “Este é um momento de esperança e fortalecimento missionário, de tornar as forças existentes em forças missionárias e de viver a sinodalidade que tanto pede o Papa Francisco”, observou dom Walmor.
Para monsenhor Lauro Sérgio, o Leste 3 chega em um momento de maturidade. Ele destacou que, embora seja mineiro, sempre teve contato com o Espírito Santo. “Tive colegas de estudo e tive contatos também no Regional. Além disso, Minas Gerais faz fronteira com a Diocese de Colatina. Acredito que a criação do Regional chega em boa hora”.

Monsenhor Lauro Sérgio, bispo eleito da Diocese de Colatina
Imagens de Vinícius Gardiman