Uma belíssima programação está sendo preparada para o lançamento do E-Book “Inventário Afetivo & Museólogo do Padre Alonso Benício Leite”, no próximo sábado, 4 de maio, em Baixo Guandu. Ele nasceu em 1915, no Ceará, e foi acolhido pelo Pai em 26 de setembro de 1991.
HISTÓRIA
Desde criança já demonstrava interesse pela Igreja Católica. Mudou-se para o Rio de Janeiro, iniciando os estudos fundamentais, concluídos em Manhumirim (MG). Os cursos de Filosofia e Teologia foram feitos no Seminário de Mariana, sendo ordenado presbítero por Dom Luiz Scortegagna, na Catedral de Vitória, em 1941. A primeira missa foi celebrada na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no município da Serra, ES.
FÉ, TRABALHO E DEDICAÇÃO
Na Diocese de Colatina, Padre Alonso exerceu seus primeiros anos de ministério nas cidades de Alegre e Colatina e, posteriormente, foi designado para a Paróquia de São Pedro, em Baixo Guandu, em 1944. Seu trabalho pastoral visava principalmente as famílias mais necessitadas, tendo ainda especial atenção para com as crianças e jovens. Ele fundou a “Milícia de Cristo”, em 1948, a qual considerava uma “Família Religiosa de Padres, Irmãos e Irmãs”, com o carisma do acolhimento e inspirado em Mateus 11,28: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei”. Seu lema era “Onde há amor e caridade, Deus aí está”. Ele também fundou o Lar Santa Teresinha, para meninas, e na Casa Paroquial acolhia os meninos.
SEGUINDO OS PASSOS
Com grande respeito, registro histórico e fé, foi elaborado um roteiro seguindo os passos do Padre Alonso, abrangendo, ainda, o Círculo Operário, Praça São Pedro, Ginásio Brasil e Igreja Matriz, entre outros. O E-book será apresentado ao público no Teatro Dom Bosco, anexo ao Ginásio Brasil, às 16h deste sábado (4 de maio), com uma caminhada de celebração aos feitos do Padre Alonso, em Baixo Guandu. Em sua homenagem, há uma estátua de bronze, em tamanho real (1,70m) na Praça São Pedro.
Texto: Eduardo Monteiro



