Sooretama (ES) – Na última quinta-feira, 22 de agosto de 2024, durante a celebração da Festa de Santa Rosa de Lima, a Paróquia Cristo Rei de Sooretama (ES) acolheu com alegria o novo pároco “in-solidum”, Padre Marcelo Morais de Araújo Souza. A celebração foi presidida pelo Padre Gabriel Stella, pároco moderador, em nome do Bispo Diocesano Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, que oficializou a posse de Padre Marcelo.
Padre Roberto Marcelino de Oliveira, representante dos presbíteros da Diocese de Colatina, enviou uma mensagem expressando a alegria da Diocese em receber Padre Marcelo, que é membro da Pia Sociedade de São Caetano e também atua na Paróquia de Sooretama. “Hoje, na festa de Santa Rosa de Lima, é com grande alegria que acolhemos na Diocese de Colatina o Padre Marcelo Morais de Araújo. Seja muito bem-vindo, Padre Marcelo Morais! Agradecemos imensamente pelo seu desejo e carinho em servir a Jesus Cristo e à Sua Igreja em nossa Diocese,” escreveu Padre Marcelino.
A comunidade presente na celebração se uniu em oração, pedindo luz e bênçãos para esta nova missão de serviço ao Senhor.
O QUE É UM PÁROCO “IN-SOLIDUM”?
Segundo o Código de Direito Canônico, especificamente o cânon 517 §1, um pároco “in-solidum” é um presbítero que, junto com outros padres, compartilha igualmente a responsabilidade pelo cuidado pastoral de uma ou mais paróquias. Neste modelo, todos têm a mesma autoridade, e o trabalho é realizado de forma colaborativa e solidária. Um dos padres pode ser designado como moderador, mas isso não lhe confere maior autoridade, apenas a função de coordenar as atividades. Esse sistema é utilizado especialmente em dioceses com escassez de clero, promovendo uma espiritualidade de comunhão, com foco na corresponsabilidade e colaboração entre todos os envolvidos no ministério pastoral. É também uma expressão de sinodalidade, onde dois ou mais párocos trabalham em conjunto para o planejamento e a execução das responsabilidades pastorais de uma ou mais paróquias.




