Belo Horizonte (MG) – No dia 9 de setembro de 2024, às 14h, na Sala Ulpiano da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (MG), o mestrando Pe. Irineu Claudino Sales apresentou sua dissertação intitulada “Papa Francisco e as Raízes da Expressão Igreja em Saída no Documento de Aparecida, na Evangelii Gaudium e a Introversão Eclesial”.

A defesa contou com a presença de uma comissão examinadora composta pelo Prof. Dr. Cesar Andrade Alves (orientador), Prof. Dr. Sinivaldo Silva Tavares (presidente), Prof. Dr. César Augusto Kuzma (PUC PR, visitante) e Prof. Dr. Francisco das Chagas de Albuquerque (suplente). Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Bispo de Colatina e Pe. Hansmiller Nunes Gonçalves Vieira, vigário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Linhares, também estiveram presentes
Em sua fala, Pe. Irineu Claudino destacou a importância do período de mestrado, ressaltando a convivência na fraternidade Dom Hélder, que reúne seminaristas e padres em estudos na FAJE. “Foi um período de crescimento humano, intelectual e espiritual. Tive a oportunidade de ser agente da pastoral carcerária, auxiliar pastoralmente na Paróquia Santo Inácio e São Judas e na Paróquia São Francisco Xavier, além de fazer contato com a espiritualidade inaciana. Volto com o sentimento de missão cumprida e com o desejo de colocar os conhecimentos adquiridos a serviço da evangelização”, afirmou.
A dissertação de Pe. Irineu aborda as raízes do conceito de “Igreja em Saída”, amplamente promovido pelo Papa Francisco, explorando suas origens no Documento de Aparecida e na exortação apostólica Evangelii Gaudium. A pesquisa também examina a introversão eclesial, desafiando a Igreja a abraçar uma postura mais aberta e missionária.

Este passo marca um momento significativo para Pe. Irineu, que encerra essa etapa acadêmica com a expectativa de aplicar os conhecimentos adquiridos em favor da evangelização e do serviço pastoral. Recentemente, no dia 6 de agosto, ele foi transferido como novo pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Catedral, de Colatina (ES), com a posse marcada para o dia 20 de outubro, às 18h.
Frei Augusto Luiz Gabriel




