Seguindo à risca sua agenda, a equipe diocesana da Pastoral Indigenista promoveu, no último sábado (4/3), sua segunda reunião deste ano. O encontro aconteceu na Aldeia Pau Brasil, em Aracruz, e um dos assuntos em pauta foi a importância de aproximar os caciques tupiniquins e guaranis da pastoral, a fim de facilitar a relação com as demais lideranças indígenas das 12 aldeias existentes no município.
A seguir, apresentamos alguns encaminhamentos dados na ocasião.
REPRESENTAÇÃO NO CIMI
Os participantes também discutiram sobre a necessidade de eleger um representante do Espírito Santo no Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Os membros da pastoral devem convidar o Cimi para uma conversa a respeito dessa pauta.
APOIO AO ENCONTRO INTERCULTURAL DE JOVENS
Nos dias 25 de 26 de março, haverá o Encontro Intercultural de Jovens e a Pastoral Indigenista pretende se fazer presente. Representantes das aldeias se comprometeram a mobilizar e divulgar o encontro.
CÍRCULO BÍBLICO
Também está sendo construído o círculo bíblico sobre os povos originários. O material deve ser divulgado em agosto e contará com quatro encontros. O coordenador do folheto litúrgico O Dia do Senhor, padre Cremilson Silva Gomes, deve auxiliar no conteúdo.
DIA DOS POVOS INDÍGENAS
No dia 19 de abril, data que marca a resistência dos povos indígenas, haverá programação nas aldeias Areal e Caieiras Velha. O bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, será convidado a participar.
Com informações de Ricardo Hermeto