A Campanha da Fraternidade 2021 será ecumênica e terá como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, e como lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14a).
Trata-se da quinta campanha ecumênica, organizada pelas Igrejas-membro do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) e tem como objetivo geral “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”.
Esta versão ecumênica da Campanha da Fraternidade quer denunciar as violências contra pessoas, povos e a criação, em especial, as que usam o nome de Jesus, encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social, animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima, promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio e fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.
Durante a próxima semana, entre os dias 28/09 e 02/10, acontecerá o Seminário Nacional de Formação para a Campanha da Fraternidade Ecumênica, edição 2021. A atividade será on-line e transmitida pelo Facebook do CONIC, sempre das 20h às 21h30min.
A seguir, confira as temáticas:
28/09 – Introdução à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021
29/09 – Sobre o que falamos pelo caminho?
30/09 – Carta para pessoas de boa vontade num mundo cheio de barreiras e divisões: análise da Carta aos Efésios
01/10 – Redescobrindo Cristo no caminho: a paz do Ressuscitado que nos une – evangelização para a cultura da não-violência – caminhos a trilhar – análise de Lucas
02/10 – Diálogo: compromisso de Amor – a Campanha da Fraternidade como prática de diaconia ecumênica transformadora