A Paróquia São Domingos, de São Domingos do Norte, realizou um grande sonho às vésperas do Natal do Senhor: a inauguração de seu Centro de Formação Pastoral. Os padres Paulo Mascarenhas e Irineu Claudino Sales celebraram, juntamente com toda a comunidade, uma emocionante celebração eucarística para marcar o momento, no dia 22 de dezembro.
Na ocasião, o padre Irineu se despediu da Paróquia São Domingos, onde serviu durante quase três anos. “Durante esse tempo, padre Irineu mostrou-se solícito, disponível, afetivo, atencioso e amigo. Os fiéis da paróquia de São Domingos lamentaram a saída dele, expressando o desejo de continuar recebendo a sua atenção e os seus bons serviços pastorais”, contou padre Paulo Mascarenhas. Neste mesmo dia festivo, padre Paulo, que é pároco da Paróquia São Domingos, comemorou seus 21 anos de ministério sacerdotal.
Antes da inauguração, o Centro de Formação Pastoral foi abençoado solenemente pelo bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, que esteve presente no local. Esse momento também foi acompanhado de perto pela comunidade.
Características do novo espaço
O Centro de Formação Pastoral da Paróquia São Domingos conta com três pavimentos. No térreo, há uma quadra poliesportiva, banheiros sociais, cozinha industrial, refeitório, secretaria paroquial da catequese e um dormitório climatizado com capacidade para 80 pessoas. No segundo andar, há um auditório com capacidade para 220 pessoas, e, no terceiro piso, um salão para a realização de festas e cerimônias.
“O Centro de Formação Pastoral recebeu o nome de Ananias Custódio, um senhor muito simples e pobre que viveu na cidade de São Domingos do Norte. Ele residiu na casa canônica da paróquia e cuidava das pessoas famintas e abandonadas da sociedade. O senhor Ananias Custódio tinha o hábito de sair pelas casas, rezando o terço e evangelizando as famílias. Junto com sua esposa, dona Maria José, acolhia e cuidava dos padres que chegavam à paróquia”, explica padre Paulo.
“Tudo posso Naquele que me fortalece” (Fl 4, 13)
“Até aqui o Senhor nós ajudou” (I Samuel 7, 12)