Frades e fiéis da Paróquia Santa Clara de Assis, que fica em Colatina, viveram dias históricos na última semana com a visita da relíquia de São Francisco de Assis, proveniente de Assis, Itália.
A relíquia chegou à Paróquia Santa Clara no último dia 15 de março e foi recebida no Mosteiro Santíssima Trindade, das irmãs clarissas, com celebração eucarística presidida pelo frei Luiz Iakovacz, que é vigário paroquial.
PEQUENO FRAGMENTO
No início da celebração, frei Luiz explicou que aquela relíquia é um pequeno fragmento de osso do fêmur de São Francisco de Assis, ofertada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais, vinda da basílica construída em louvor ao santo, em Assis, na Itália. A imagem de São Francisco, que acompanha a relíquia dentro de um oratório de madeira, é uma das mais antigas existentes no mundo, retratando o santo de Assis, e foi presenteada pela Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos.
VISITAS
Levando consigo a relíquia de São Francisco, os frades visitaram famílias, hospitais, presidiram celebrações e organizaram momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento. Também fizeram uma visita ao Instituto Franciscano das Irmãs Franciscanas do Senhor, que fica em Nova Almeida, na Serra.
A peregrinação terminou no último sábado (18/3) com uma missa no mosteiro das irmãs clarissas. De Colatina, a relíquia seguiu para o Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha.
GATO
Frei Luiz contou que, durante visitas que realizaram em algumas casas, um gato o acompanhou. “Rodeava as relíquias e, em determinado momento, pulou junto delas, ficou bastante tempo ali, acariciava as relíquias como que querendo tocar aquele que é o protetor dos animais. Creio que os animais pressentem quem gosta deles, São Francisco de Assis”, partilhou.
OBJETIVO
Organizado pelo Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular, a peregrinação da relíquia de São Francisco tem o objetivo celebrar os 800 anos do início da Vida e Regra da Ordem Franciscana Secular (OFS), aprovada pelo Papa Gregório IX, em 20 de maio de 1221, com a Bula “Memoriale Propositi”, marco inicial da Ordem Franciscana Secular, uma das três ordens fundada por São Francisco de Assis.
A relíquia está em peregrinação em todas as fraternidades seculares do Brasil desde 2015 e deverá concluir seu itinerário no próximo mês de abril, depois de ter visitado todas as fraternidades da Ordem Franciscana Secular.
PRESENÇA NA DIOCESE DE COLATINA
Em Colatina, a presença franciscana tem expressiva participação e conta, há mais de três décadas, com a presença das Irmãs Clarissas. Também atuam no município, os frades menores franciscanos que estão à frente da Paróquia Santa Clara de Assis, fundada em 2008 no bairro São Vicente.