No último domingo (16/7), a Pastoral da Ecologia da Paróquia Santa Clara de Assis, que fica em Colatina, realizou a 3ª edição de sua Caminhada Ecológica. Motivados pela espiritualidade de Francisco de Assis, os caminhantes percorreram cerca de 13 quilômetros, iniciando às 6 horas da manhã no Casarão da Família Nippes, localizado no vale do Córrego Santinho.
A caminhada ecológica é uma atividade que combina o exercício físico com a conscientização ambiental. O foco está em apreciar a natureza, aprender sobre o ecossistema local e adotar práticas sustentáveis. É uma maneira de conectar-se com a natureza e contribuir para a preservação do meio ambiente.
INTENÇÕES
Logo no início, os participantes foram recepcionados com um bom café da manhã, seguido de um momento de oração na capela Santa Maria da família acolhedora. Nas intenções, os caminheiros rezaram especialmente pela paz e pela urgente e necessária conversão ecológica que busque garantir a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida das futuras gerações.
QUEIMADAS
Porém, pelo caminho, o grupo encontrou um cenário triste. Os participantes deparam-se com recentes pontos de queimadas e inclusive ainda com fogo. Como bom franciscanos e cuidadores da Casa Comum, os responsáveis foram avisados e a estrada foi devidamente liberada.
Na metade do trajeto, os membros da Comunidade Santa Catarina, de Córrego da Ponte, recepcionaram os caminhantes para mais um momento de oração, bem como de pausa e café, para restabelecer as energias.
DESAFIOS DO TRAJETO
Dando continuidade, o trajeto contemplou ainda exuberantes paisagens entre as plantações de café e bananas e uma trilha, percurso mais desafiador de todo trajeto. No final, os participantes foram convidados a realizar uma atividade concreta, com o plantio de árvores. Entre as espécies, plantaram-se duas Pitombas, Peroba, Pata de vaca, Ingá mirim, Sapucaia e firmou-se o compromisso de duas vezes por semana regá-las, dado o período de seca em que a região enfrenta.
“Durante três meses vamos precisar vir aqui duas vezes por semana para irrigar as plantas para que elas firmem as raízes no solo, para que quando chegar o tempo das águas elas possam crescer e ficar bonitas”, destacou o jovem Marcelo Blaser. Segundo ele, as plantas ajudarão no fortalecimento do solo, além da proteção de uma nascente próxima.
AGRADECIMENTO
A Pastoral da Ecologia agradece a todos os participantes pela presença e ressalta a importância de uma ecologia que preze pela consciência ambiental, a justiça social, a valorização da vida e a responsabilidade de todos para com o cuidado da criação, princípios básicos para uma saudável harmonia entre os seres humanos, a natureza e o Criador.
HISTÓRICO
A Caminhada Ecológica teve início a partir da iniciativa de dois jovens, Marcelo e Elziane Blaser, da Comunidade São Paulo Apóstolo, que já nutre o costume de realizar caminhadas periódicas pelas estradas do interior. A primeira edição paroquial do evento ocorreu em 2021 com um percurso de 5 km. A segunda caminhada realizou-se em 2022 com um percurso de 13 km. Nos últimos dois anos a participação contou com aproximadamente 35 pessoas. Neste ano de 2023, o trajeto contemplou novamente 13 km e teve a presença de 15 pessoas. É uma bonita oportunidade de contemplação da natureza e cuidado da Casa Comum.
Texto do frei Augusto Luiz Gabriel