A comunidade da Paróquia Cristo Rei, de Sooretama, foi às ruas, no último dia 7 de setembro, para promover o 25º Grito dos Excluídos e Excluídas. A caminhada teve início em frente à igreja matriz e contou com a participação de fiéis da paróquia e também de outras denominações religiosas, além de representantes de entidades que atuam na região.
O grupo fez memória de tantos irmãos e irmãs que, por defenderem justamente a vida, morreram de formas trágicas. Ao som do “Pai Nosso dos Mártires” e da música “Eu só peço a Deus”, eles fizeram uma forte reflexão sobre o nosso modo de ser Igreja nos dias atuais.
Cartazes e faixas marcaram a passagem pelas ruas de Sooretama. Ao longo do percurso, foram refletidos mais seis temas importantes. Com criatividade, eles lembraram o cuidado com as crianças, com a saúde, a segurança pública, o meio ambiente, os idosos e as pessoas com deficiência.
Segundo os organizadores, o 25º Grito dos Excluídos e Excluídas teve o objetivo de promover um momento de análise sobre a nossa inserção no meio social, sobre o nosso compromisso de ser e dar voz e vez aos mais necessitados e também fazer ecoar os gritos do povo que carece de políticas públicas que possibilitem vida digna para todos.
Com o tema “Este sistema não vale! Lutamos por justiça, direitos e liberdade”, o evento foi organizado pela Comissão de Ação Social da Paróquia Cristo Rei.