Finalmente, o encontro mais aguardado da Visita Ad Limina Apostolorum aconteceu na manhã desta quinta-feira (20/10). Os 31 bispos dos Regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo) estiveram reunidos com o Papa Francisco, na Biblioteca do Vaticano.
Integra essa comitiva, nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa. O primeiro momento do encontro marcado pelos cumprimentos e contou com a participação de alguns padres, como o padre Marciel Agnezi Serafim, sacerdote da Diocese de Colatina que reside atualmente em Roma onde cursa o mestrado em Catequese.

Dom Lauro com colegas bispos à espera do Papa Francisco

Dom Lauro e padre Marciel
O encontro durou duas horas e meia e foi marcado por debate de temas eclesiais e de interesse internacional. Sinodalidade e documentos papais foram citados na conversa. O pontífice reafirmou a importância das quatro proximidades – com Deus, entre os pastores, com os sacerdotes e os fiéis – porque é ali que acontece a evangelização.
Na ocasião, os bispos apresentam o relatório pastoral de suas dioceses e entregaram presentes ao Santo Padre.
Terceira guerra mundial em pedaços
O Papa Francisco chamou a atenção dos bispos para uma “terceira guerra mundial em pedaços”, fragmentada em vários lugares, o que exige dos discípulos de Cristo um esforço para trabalhar pela paz, para serem “artesãos da paz”.
A Visita Ad Limina segue até o dia 26 de outubro. Nesta sexta-feira (21/10), acontece uma celebração eucarística na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, às 19 horas (horário de Brasília), que será transmitida pelas redes sociais dos Regionais Leste 2 e Leste 3.