“Encontrar, escutar e discernir” foram os caminhos apontados pelo Papa Francisco na homilia de abertura mundial do processo sinodal. O Pontífice presidiu a Santa Missa na Basílica Vaticana, no último sábado (9/10), na presença de leigos, religiosos, sacerdotes, bispos e cardeais.
O sínodo convocado pelo papa será descentralizado, contando com a participação direta de todo o Povo de Deus. Será um processo longo que culminará em Roma no ano de 2023.
“Deus não habita em lugares assépticos e pacatos, distantes da realidade, mas caminha conosco”, disse o papa, que então pergunta: “Nós, comunidade cristã, encarnamos o estilo de Deus, que caminha na história e partilha as vicissitudes da humanidade?”
“Fazer sínodo é colocar-se no mesmo caminho do Verbo feito homem: é seguir as suas pisadas, escutando a sua Palavra juntamente com as palavras dos outros. É descobrir, maravilhados, que o Espírito Santo sopra de modo sempre surpreendente para sugerir percursos e linguagens novas”, disse Francisco.
Após essa abertura mundial, a Igreja se prepara para o início a fase diocesana do Sínodo, que acontece já no próximo dia 17 de outubro. Na Diocese de Colatina, o processo envolverá todas as instâncias, começando pelas comunidades que, em breve, receberão as orientações de como participar.