No dia em que a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família (27/12), o Papa Francisco anunciou, no Angelus, a convocação de um “Ano especial dedicado à Família Amoris laetitia”.
Este ano será inaugurado em 19 de março de 2021, dia de São José e quinto aniversário da publicação da Exortação Apostólica do Pontífice. O encerramento está marcado para junho de 2022, quando Roma sediará o X Encontro Mundial das Famílias.
A intenção do Pontífice, ao anunciar este Ano especial, é “prosseguir o percurso sinodal” que levou à publicação do documento. Com efeito, Amoris laetitia é fruto da XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada do período de 04 a 25 de outubro de 2015, com o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.
“Este Ano especial será uma oportunidade para aprofundar os conteúdos do documento Amoris laetitia, através de propostas e instrumentos pastorais. Estes serão colocados à disposição das comunidades eclesiais e das famílias para acompanhá-las em seu caminho. Desde já, convido todos a aderirem às iniciativas que serão promovidas no decorrer do Ano e que serão coordenadas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Confiemos à Santa Família de Nazaré, em especial a São José, esposo e pai solícito, este caminho com as famílias de todo o mundo”, convoca-nos o Papa Francisco.
A Igreja está vivendo o “Ano de São José”, convocado pelo Papa Francisco em 8 de dezembro passado até 8 de dezembro de 2021, importante momento de evangelização das famílias, fermento de uma nova humanidade.