Vitória (ES) – Nesta terça-feira, 11 de setembro, padres e seminaristas da Diocese de Colatina estiveram presentes na formação “Influenciadores Digitais Católicos: Efeitos e Perspectivas”, realizada no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Ponta Formosa, Praia do Canto, Vitória. O evento reuniu representantes de dioceses e arquidioceses do Regional Leste 3 da CNBB, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre a evangelização no ambiente digital.
A formação foi assessorada por Alzirinha Rocha de Souza, uma das organizadoras do livro “Influenciadores Digitais Católicos – Efeitos e Perspectivas”. Durante a formação, Alzirinha compartilhou reflexões sobre as oportunidades e os desafios de ser uma voz católica nas redes sociais, destacando a importância de comunicar a fé de forma autêntica e impactante no mundo digital. “Foi um momento de grande enriquecimento para todos os participantes, fortalecendo a missão de comunicar a fé de forma autêntica e impactante no mundo digital”, destacou o seminarista Vinícius Rampinelli.
Segundo o site Pascom Brasil, nos últimos anos, especialmente durante e após a pandemia da Covid-19, o fenômeno dos influenciadores digitais da fé ganhou destaque no ambiente digital, impactando diretamente a forma como a religião é comunicada. Celebridades digitais religiosas, incluindo influenciadores católicos, acumulam milhões de seguidores, alcançando níveis de influência significativos e, em alguns aspectos, preocupantes, especialmente no catolicismo. É nesse contexto que surge o livro “Influenciadores Digitais Católicos: Efeitos e Perspectivas”, publicado pelas editoras Ideias & Letras e Paulus, com autoria de Fernanda de Farias Medeiros, Aline Amaro da Silva, Alzirinha Rocha de Souza, Moisés Sbardelotto e Vinícius Borges Gomes.
O livro, desenvolvido a convite de Dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB e bispo auxiliar de Belo Horizonte, é resultado de uma pesquisa empírica realizada ao longo de três anos (2021-2023). A obra explora o fenômeno dos influenciadores digitais católicos a partir de três eixos principais: comunicacional-cultural, sociopolítico e teológico-eclesial, abordando os processos comunicacionais, as redes de influência, e as implicações desse fenômeno para a práxis católica contemporânea.
Na apresentação do livro, Dom Mol destaca que “uma presença significativa e qualificada em rede por parte de cristãs e cristãos move-se a partir do desejo de tornar o Reino de Deus presente no mundo”, e alerta sobre o cuidado com a intencionalidade na formação de líderes católicos nas redes digitais. A Ir. Joana Puntel, especialista em comunicação católica, ressalta a importância de um exame crítico e criterioso dos casos empíricos apresentados na obra, que oferecem uma reflexão inédita sobre o fenômeno da influência digital católica.
O livro é apoiado por diversas instituições e grupos interessados no tema, como a Associação SIGNIS Brasil, Cáritas Brasileira, Coletivo Bereia, e o Observatório Eclesial Brasil, que reforçam a relevância da obra para as lideranças religiosas e agentes de pastoral na era digital. “Influenciadores Digitais Católicos: Efeitos e Perspectivas” já está disponível para venda nas editoras Ideias & Letras e Paulus, além de outras livrarias e plataformas digitais.
Frei Augusto Luiz Gabriel