O padre Suderlan Tozo Binda foi nomeado pelo bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio, coordenador diocesano da Pastoral Indigenista. Padre Suderlan assume a função buscando garantir maior reconhecimento e integração dos povos indígenas dentro da Diocese de Colatina.
Atualmente, ele é pároco da Paróquia Imaculada Conceição, de Coqueiral, Aracruz, e está, portanto, bem próximo das aldeias e comunidades indígenas que existem nessa região.
O trabalho dessa pastoral será tornar a causa indígena uma causa de toda a Diocese de Colatina. Em outras palavras, é desejo de nosso bispo, dom Lauro Sérgio, conscientizar toda a Diocese de Colatina da riqueza cultural desses povos, bem como de seus direitos.
No dia 14 de março, dom Lauro visitou a aldeia indígena de Pau Brasil, que fica em Aracruz, e viu de perto a realidade daquela comunidade. Acompanhado do coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Marinaldo Serafim, o bispo andou pela aldeia, conheceu a Igreja de São Benedito e conversou com lideranças locais, a fim de perceber as reais necessidades da comunidade.
“Foi uma experiência muito envolvente. Dava para ver a alegria das pessoas nesse encontro tão próximo com o bispo. Esta é, de fato, a Igreja que pede o Nosso Senhor Jesus Cristo: uma Igreja que se faz próxima, que escuta, que cuida”, observou padre Marinaldo na ocasião. “A preocupação principal de dom Lauro é desenvolver um trabalho com a Pastoral Indigenista voltado para a evangelização, o cuidado, a atenção e o respeito para com os povos indígenas”, concluiu.