Governador Lindenberg (ES) – Uma noite marcada por fé, emoção e alegria celebrou a posse do novo pároco da Paróquia São Sebastião, no distrito de Novo Brasil (ES). A Celebração Eucarística, realizada na última quinta-feira (10/10), foi presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo diocesano de Colatina, e conferiu ao Padre Neil Joaquim de Almeida a missão de pastorear esta parcela do povo de Deus.
O evento, que aconteceu em um ginásio próximo à Igreja Matriz, reuniu padres de diversas paróquias da diocese, religiosas(os), fiéis e autoridades civis. A acolhida festiva deu o tom da celebração, com a presença de comunidades vizinhas e amigos vindos de outras paróquias onde Padre Neil serviu, como Cristo Rei em Sooretama e Nossa Senhora Auxiliadora de Marilândia.
RITO DE POSSE E PROVISÃO
Após a saudação inicial, Dom Lauro conduziu o rito de posse, impondo a estola sobre Padre Neil, símbolo do serviço pastoral. O bispo, em sua fala, destacou o significado profundo da nova missão: “Caríssimo Padre Neil, é com alegria que aqui estamos para que você possa abraçar esta nova missão. Que você sirva ao povo de Deus com alegria e generosidade, a exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo, que veio para servir e não para ser servido”.
Em seguida, o padre Joseumar Miranda da Silva, da Paróquia São Domingos, leu a provisão que nomeia oficialmente Padre Neil como pároco da Paróquia São Sebastião. O documento, assinado por Dom Lauro, reafirma o compromisso de zelar pela vida espiritual e administrativa da comunidade, conforme as normas do Código de Direito Canônico.
JURAMENTO DE FIDELIDADE
Dando continuidade à celebração, Padre Neil fez o juramento de fidelidade à Igreja e renovou sua profissão de fé, proclamando: “Eu, Padre Neil Joaquim de Almeida, creio firmemente e professo todas e cada uma das verdades contidas no símbolo da fé…” Este gesto solene marcou o início oficial de seu ministério como pároco da Paróquia São Sebastião, assumindo a responsabilidade pastoral com profundo sentido de missão e compromisso.
Em seguida, os fiéis acolheram os estandartes dos padroeiros das diversas comunidades que compõem a Paróquia São Sebastião. Este gesto simbolizou a comunhão e a acolhida ao novo pároco. Dom Lauro destacou a importância da colaboração entre pároco e comunidades.
“Caro Padre Neil, estas são as representações das comunidades que compõem esta paróquia. Somos uma Igreja que caminha na comunhão e na participação, em vista da missão. A você caberá especialmente a coordenação de toda esta paróquia, em profundo diálogo, respeito e comunhão com estas comunidades eclesiais de base”, afirmou o bispo.
A celebração teve continuidade com o ato penitencial, o hino de louvor e, em seguida, a Liturgia da Palavra. O Evangelho foi proclamado pelo novo pároco.
HOMILIA DE DOM LAURO: SERVIR COMO CRISTO
Em sua homilia, Dom Lauro ressaltou o sentido profundo da missão sacerdotal e a importância da sinodalidade, em sintonia com o Sínodo sobre a Sinodalidade que a Igreja Católica vive atualmente.
“Caríssimo Padre Neil, este é um momento bonito da vida da Igreja, em que um dos ministros ordenados, tirado do meio do povo e constituído em favor do povo, recebe da Igreja o ofício para pastorear o povo de Deus, em nome de Deus, em nome da Igreja. Ele o faz não como Senhor do rebanho, mas como irmão, que trabalha na comunhão”, disse o bispo.
Ele ainda destacou o significado da estola, um dos símbolos recebidos por Padre Neil durante o rito. “Vejam como entrou aqui o Padre Neil, o novo pároco, apenas com a túnica, e recebeu a estola, sinal do serviço. Assim como Cristo que, na última ceia, se levanta da mesa, tira o manto, cinge-se com uma toalha e começa a lavar os pés dos discípulos. A estola lembra isso também. E foi dito a ele: ‘Recebe esta estola para que exerça o seu ministério como Cristo, que veio não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em favor de muitos’”, explicou Dom Lauro.
A homilia prosseguiu destacando o papel do pároco no cuidado pastoral de sua nova comunidade. “Padre Neil, por onde você passou, graças a Deus, você semeou bem. E agora, você é convidado a amar e servir a este povo, a esta paróquia, com essas comunidades que aqui se apresentaram com seus estandartes. Esta é uma oportunidade de graça para você e para a sua santificação pessoal”, afirmou Dom Lauro, dirigindo-se diretamente ao novo pároco.
Além disso, o bispo chamou atenção para a riqueza pastoral da Paróquia São Sebastião, que conta com a presença da vida consagrada religiosa. “Essa paróquia tem a graça de contar com a vida consagrada, aqui atuante e no trabalho pastoral. Isso é uma bênção para uma paróquia”, disse, pedindo uma salva de palmas para as irmãs presentes.
Dom Lauro enfatizou a importância de uma igreja sinodal, baseada na comunhão, missão e participação. Ele destacou que o pároco deve favorecer a unidade, promover a participação e valorizar os carismas concedidos pelo Espírito Santo. Nesse contexto, ele fez uma declaração muito significativa, afirmando que nem o pároco, nem ele próprio, são donos de suas responsabilidades pastorais. Ele afirmou:
“O padre não é um franco-atirador – aquele que age por conta própria -, ele não é dono da paróquia, ninguém é dono de nada, eu não sou dono da diocese, somos servidores, servidores da palavra de Deus”.
Assim, Dom Lauro ressaltou que tanto o pároco quanto ele têm a missão de cuidar e servir, não como proprietários, mas como continuadores da história de salvação, promovendo a comunhão e o trabalho em conjunto. Ele reforçou que a responsabilidade do pároco é ser um cuidador, que zela pela salvação dos fiéis, sempre guiado pelo Espírito Santo.
O celebrante destacou ainda o significado do martírio como testemunho da fé e a importância de viver de forma fiel ao Evangelho, ressaltando que todos são chamados ao testemunho.
“Que Deus abençoe o Padre Neil neste pastoreio da Paróquia de São Sebastião. Você vem de uma paróquia mariana e agora vem para uma paróquia de um mártir. Todos somos chamados – é uma dimensão fundamental da nossa fé – ao testemunho. Martírio significa testemunho. Que você possa, em toda essa paróquia, dar o verdadeiro testemunho do seguimento de Jesus. Há várias formas de martírio. Uma delas é a de São Sebastião, martírio cruento, que derramou o seu sangue por Cristo. Mas há muitos outros martírios. O martírio de quem luta para viver na fidelidade à Palavra de Deus. O martírio de quem aceita, com paciência, na configuração ao Cristo, as cruzes do dia a dia e cumpre a sua missão, a sua vocação”, refletiu.
“Que esta paróquia dê para toda a nossa diocese, para a sociedade, um testemunho de fidelidade ao Reino de Deus, guiada pelo Espírito Santo, através também do seu ministério. Deus, que te inspirou os bons propósitos que te conduziram até aqui, te conduza sempre mais à perfeição”, acrescentou e concluiu invocando o santo padroeiro São Sebastião.
RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS
Após a homilia, o novo pároco, reafirmou seu compromisso com a comunidade e a fé católica. “Irmão caríssimo, Padre Neil, diante do povo que entregue aos teus cuidados pastorais, renova o propósito que prometeste em tua ordenação presbiteral. Queres desempenhar sempre o teu encargo como fiel cooperador da ordem episcopal, apascentando o rebanho do Senhor sob a direção do Espírito Santo? Queres celebrar com devoção e fidelidade os mistérios de Cristo para louvor de Deus e santificação do povo cristão, segundo a tradição da igreja?” Com firmeza, Padre Neil respondeu: “Quero.”
Como um gesto de acolhida os representantes do Conselho Pastoral Paroquial acolheram o novo pároco com um abraço fraterno, seguido de uma calorosa salva de palmas.
AGRADECIMENTOS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA
A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora expressou sua gratidão ao novo pároco, ressaltando sua trajetória de nove anos à frente da paróquia e seu papel como semeador de esperança. A acolhida foi repleta de palavras de encorajamento e apoio, destacando a importância de cuidar com amor das comunidades. O agradecimento incluiu:
“Gratidão a Deus, a Nossa Senhora Auxiliadora… Padre Neil, grande semeador, semeador de esperança… O importante é que a gente tem que semear em terra, seguir acreditando que o Senhor da Messe irá prover tudo o que é necessário.” Além disso, a paróquia fez uma entrega simbólica de uma semente ao novo pároco, desejando que colhesse muitos frutos em sua nova missão.
ACOLHIMENTO DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO
Em seguida, a Paróquia São Sebastião também fez seus agradecimentos calorosos. Em um gesto de união e acolhimento, foi dito: “Pe. Neil, é com uma imensa alegria, mas também uma grande expectativa, que nós te recebemos em nossa paróquia. Agora o Senhor é parte da nossa grande família e nós queremos te receber como nosso pastor e como nosso pai.”
Os paroquianos expressaram seu desejo de apoiar Padre Neil em sua nova missão, rezando por sua saúde, alegria e perseverança. Este gesto incluiu uma oração de Ave Maria, pedindo pela vida do novo pároco e pelas bênçãos do Sagrado Coração de Jesus.
AGRADECIMENTOS DO NOVO PÁRACO, PADRE NEIL
Ao final da cerimônia, Padre Neil expressou sua gratidão a todos os presentes, relembrando sua trajetória e o apoio que recebeu ao longo de sua vida. Ele destacou:
“Hoje, com o coração transbordando de alegria e gratidão, venho diante de todos vocês para expressar meus sinceros agradecimentos. Esse momento especial, tão solene de posse, não poderia deixar de reconhecer a importância de cada uma pessoa aqui presente.”
“Agradeço de coração à paróquia São Sebastião, a todas as lideranças e colaboradores. Sem o apoio e a dedicação de vocês, este momento especial não seria possível. A todos que colaboraram direta ou indiretamente, minha eterna gratidão. Que o bom Deus recompense a cada um com bênçãos e graças. Hoje, constatei que a paróquia de São Sebastião já é uma igreja viva e atuante. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo”, agradeceu!
Frei Augusto Luiz Gabriel
Coordenador diocesano de Comunicação