Há cerca de seis meses, foi dado o pontapé inicial em preparação para a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que terá sua culminância nos dias 29 e 30 de agosto deste ano. Uma equipe foi constituída para organizar o processo que está sendo coordenado pelo padre Marinaldo Serafim. A primeira ação foi a Pesquisa Aberta ao Povo de Deus, que convidou os fiéis para manifestarem sua opinião sobre a nossa Igreja. O prazo para participar da pesquisa encerrou no fim de janeiro e, a partir de agora, novidades vão surgir. Para explicar os próximos passos, entrevistamos padre Marinaldo. Confira a seguir!

Equipe da 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral
Qual é o propósito de uma Assembleia de Pastoral?
Pe. Marinaldo: Uma Assembleia Diocesana de Pastoral define o rosto e de que maneira uma diocese vai se organizar para realizar a sua ação evangelizadora. Todas as nove assembleias realizadas na Diocese de Colatina tiveram uma importância muito grande na configuração da nossa Igreja Particular. Destaco que o envolvimento e a participação dos leigos neste processo sempre foram e continuarão sendo fundamentais, pois tudo o que será definido nesta 10ª Assembleia necessitará da ação dos leigos para acontecer.
Concluímos a Pesquisa Aberta ao Povo de Deus. A partir de agora, quais serão os próximos passos?
Pe. Marinaldo: De outubro de 2019 a janeiro de 2020, vivemos o tempo da contemplação e da graça, constituído pela busca de perceber o caminho percorrido a partir da criação da Diocese de Colatina, passando pela avaliação da Assembleia de Pastoral anterior e identificando nossas atuais forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Neste entremeio, buscamos também nos reunir com os padres das diversas áreas pastorais que compõem a nossa Diocese. Este momento foi importante porque possibilitou sentir a realidade a partir do horizonte dos presbíteros, favorecendo a construção de um material extremamente positivo para a organização da nossa 10ª Assembleia. Com o encerramento da Pesquisa Aberta ao Povo de Deus e de posse das diversas contribuições, daremos início aos demais passos que serão fundamentais para a construção da 10ª Assembleia. Neste mês de fevereiro, catalogaremos todo o material coletado e construiremos as bases do nosso futuro Projeto Diocesano de Pastoral.

Equipe apresentando o processo durante reunião do clero
Como será a participação das áreas pastorais?
Pe. Marinaldo: Haverá assembleias em nível de área pastoral, de fevereiro a abril. Nesta ocasião, cada realidade terá contato com uma proposta de Projeto Diocesano de Pastoral, que estará totalmente aberta a observações e sugestões.
E como será a participação dos leigos?
Pe. Marinaldo: Esta participação é muito importante e será através desse envolvimento que o processo, de fato, vai tomar um rosto, uma identidade. Cada paróquia irá escolher três representantes para participar diretamente do processo da 10ª Assembleia. A esses representantes damos o nome de “delegados”, pois eles terão direito a voz e voto, ou seja, terão participação decisiva no processo. O primeiro momento para todos os representantes paroquiais será no dia 7 de março, quando teremos uma formação com o assessor teológico, padre Geraldo De Mori, em Ibiraçu. Nas áreas pastorais, acontecerão as assembleias que darão a oportunidade para que os padres, juntamente com os representantes das paróquias, os delegados e as coordenações de pastorais, movimentos e serviços, analisem o pré-projeto. Devemos também estar atentos aos momentos de oração. Vamos rezar pedindo as luzes do Espírito Santo sobre todos esses trabalhos! Sabemos que, sem a força de Deus, não podemos fazer nada (Jo 15, 5). Estamos buscando realizar o mandato de Jesus Cristo (Mc 16, 15) e, por isso, devemos estar intimamente ligados ao mestre Jesus Cristo para produzirmos bons frutos (Jo 15, 1-11).
Como os leigos poderão ficar por dentro das atividades previstas?
Pe. Marinaldo: Sempre buscamos tornar conhecidas todas as inspirações e o conteúdo da assembleia no portal da Diocese de Colatina (diocesedecolatina.org.br). Lá, criamos a Sala da 10ª Assembleia Diocesana, um espaço com muitas informações e com a possibilidade de participação aberta para que os leigos deem sua contribuição. Será também importante que todos os leigos nos ajudem a divulgar a nossa assembleia nas paróquias, comunidades e demais lugares em que atuam e desenvolvem seu agir pastoral.
Por que essa divulgação é tão fundamental?
Pe. Marinaldo: Quanto mais esse processo for conhecido e vivido nas bases, maiores serão as possibilidades de realização do Projeto Diocesano de Pastoral! Devemos evitar, a todo custo, que seja um projeto de gaveta ou de uma elite pensante. As ações do Projeto Diocesano de Pastoral precisam chegar às comunidades, ir para as ruas e para todas as demais realidades, a fim de que o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo aconteça também de forma articulada e tenha maior eficácia.
Quando conheceremos o nosso assessor teológico?
Pe. Marinaldo: Nos dias 6 e 7 de março, em Ibiraçu, o assessor teológico da 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral, padre Geraldo De Mori, estará conosco e nos ajudará com as motivações eclesiais e o olhar teológico sobre o nosso processo. No dia 6 de março (sexta-feira), teremos o estudo com os padres e, no dia 7 de março (sábado), o mesmo estudo será com os diáconos permanentes, seminaristas e leigos.

Pe. Geraldo De Mori, assessor teológico da 10ª Assembleia
Qual a importância deste encontro?
Pe. Marinaldo: Este encontro nos fornecerá chaves para entendermos o atual contexto eclesial e lançará luzes sobre o caminho que estamos organizando em nossa Diocese.
O que acontecerá após as assembleias de área?
Pe. Marinaldo: Nos meses de maio e junho, a equipe diocesana da 10ª Assembleia, de posse das contribuições das assembleias das áreas, buscará catalogar e sintetizar todo o material, dando um rosto mais uniforme ao que será a proposta para o Projeto Diocesano de Pastoral. Em seguida, durante todo o mês de julho, o material será encaminhado novamente a todos os padres e aos delegados paroquiais para uma nova análise.
Essa proposta do projeto também estará disponível para os demais leigos?
Pe. Marinaldo: Sim! A proposta do projeto estará disponível no portal da Diocese, mais especificamente na Sala da 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral, para apreciações, correções e sugestões.
O que acontecerá em agosto, mês da culminância da 10ª Assembleia?
Pe. Marinaldo: Já no início de agosto, a equipe da 10ª Assembleia, de posse de todas as observações, fará a formatação final e o material será apresentado para a votação dos delegados presentes na 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto, no Iesis, em Ibiraçu, onde será revisado e submetido à aprovação final.
O ano de 2020 será, de fato, especial para a Diocese de Colatina!
Pe. Marinaldo: Especial e inesquecível! A Diocese de Colatina celebra, neste ano, três décadas de caminhada. Trata-se de uma experiência construída com os pés na realidade e o olhar em Cristo, com a intercessão de Nossa Senhora da Saúde. Além disso, em 2020, viveremos a experiência da 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral. São números significativos que nos fazem ter a necessidade e o compromisso de construir um processo que reflita esta maturidade pastoral construída ao longo do tempo.