Você sabe o que é Charis? Recentemente, o Papa Francisco lançou esse novo serviço para a Igreja. Para explicar melhor o que ele significa e sua implicância prática em nossas vidas, o padre Marcelo Pádua, que atua na Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, em Itaguaçu, escreveu o artigo a seguir. Vale a pena investir seus próximos minutos nessa leitura cheia de informação.
CHARIS: UM DESEJO DO CORAÇÃO DO PAPA
Por padre Marcelo Pádua
Na ocasião da festa de pentecostes de 2019 a Renovação Carismática Católica no mundo recebe uma nova missão a pedido do Santo Padre o Papa Francisco chamado charis.
Charis é um novo e único serviço para todas as realidades da “corrente de Graça” (Renovação Carismática Católica). O novo sempre nos assusta, desestabiliza e nos deixa inseguros, ou seja, o medo é humano mas não pode ser o caso das pessoas espirituais. Quando o novo brota do coração de Deus é sempre uma graça: “Eu faço nova todas as coisas” (Ap 21,5).
O Papa espera desse novo serviço três coisas: O batismo no Espirito Santo, unidade do corpo de Cristo (ecumenismo) e o serviço aos pobres.
A renovação Carismática é uma força espiritual que permeia a Igreja e tem transformado a vida de milhões de fiéis através da efusão do Espirito Santo (batismo no Espírito). O fiel é chamado a fazer uma experiência pessoal e verdadeira com Jesus Cristo, é chamado a se reencantar com o evangelho e voltar ao amor primeiro. O Papa espera que esta graça do Espirito seja compartilhada em toda Igreja, espera que promovamos a unidade com as demais denominações cristãs e espera também que estejamos cada vez mais próximo dos pobres.
O Papa deseja que a Renovação Carismática pratique a caridade: “Em suas carnes vocês tocarão a carne ferida de Cristo”, com estas palavras ele nos faz lembrar o testemunho da primeira comunidade cristã de Jerusalém: “De fato, entre eles não havia nenhum necessitado”.
Em 2017 na festa de pentecostes o papa diz: “O espirito descanse em cada pessoa e depois reúna todos juntos em comunhão, dando novos dons a cada pessoa e reunindo a todos em unidade, o mesmo espirito criando unidade na diversidade”. Este é o objetivo da charis, está presente em todas as expressões e seguimentos da Renovação Carismática, criar uma unidade na diversidade da igreja e evitar cair na tentação de buscar diversidade sem unidade ou vice e versa.
A charis deverá encontrar formas de toda Igreja vivenciar a graça do batismo no Espirito e assumir a responsabilidade de levar aos corações das pessoas a experiência do perdão que torna as pessoas criaturas novas. Como profetizou Ezequiel: “Eu darei um novo coração e porei um novo espírito em ti; eu removerei de ti teu coração de pedra e te darei um coração de carne. Eu vou colocar o meu espírito em ti e mover-te para seguir meus decretos e ter cuidado para manter minha lei. […] Tu será o meu povo e eu serei o teu Deus” (Ez 36,26-28).