Nomeado nesta quarta-feira (27/10) pelo Papa Francisco como novo bispo da Diocese de Colatina, o padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa enviou uma carta ao Povo de Deus de nossa Diocese. Confira a íntegra a seguir:
Mensagem à Igreja de Colatina
Neste dia 27 de outubro de 2021, data da publicação de minha nomeação como Bispo da Diocese de Colatina pelo Papa Francisco, dirijo-me a toda a Igreja de Colatina com afeto missionário e desejo de servir com humildade em nome do Senhor! Quero saudar a todo o povo de Deus que está em Colatina, expressando a minha disposição para caminharmos juntos: leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos, presbíteros, seminaristas, os bispos da Província Eclesiástica de Vitória e do Regional Leste 3 da CNBB e todas as pessoas de boa vontade. O Papa Francisco tem nos exortado a ser uma Igreja pobre e para os pobres, em saída missionária (Evangelii Gaudium), dirigindo-nos a todos na promoção da fraternidade universal (Fratelli Tutti), dentro de uma visão sistêmica em que tudo está interligado e pede uma ecologia integral (Laudato Si’). Como Sua Santidade nos apontou, tudo isso reclama o estilo eclesial sinodal. É justamente no contexto do caminho sinodal recentemente aberto que se dá a minha nomeação episcopal.
Confiando unicamente na graça de Deus, coloco-me com entusiasmo nessa estrada em direção a uma Igreja sinodal, na dinâmica do Reino do Pai, desejando servir com generosidade e alegria à Igreja de Colatina como membro do Colégio Episcopal presidido pelo Sucessor de Pedro. Além da admiração pessoal que cultivo pelo testemunho do Papa Francisco de discipulado missionário de Jesus Cristo à frente da Igreja Católica, ilumina a minha caminhada ministerial o exemplo do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, que me ordenou diácono e presbítero na Arquidiocese de Mariana. Parto para a nova missão numa atitude de escuta do Espírito Santo, de escuta da Palavra de Deus expressa nas Sagradas Escrituras, de escuta das pessoas e comunidades na Igreja e na sociedade, de atenção aos sinais dos tempos, para o discernimento da Igreja sinodal.
Confortam-me as notícias que tenho da bela caminhada evangelizadora da Igreja de Colatina! Anima-me a possibilidade de contar com a experiência, apoio e orações dos meus antecessores. Com o primeiro Bispo de Colatina, Dom Geraldo Lyrio Rocha, tive o privilégio de conviver de perto em seu fecundo pastoreio à frente da Arquidiocese de Mariana. Dom Décio Sossai Zandonade será o mais próximo, residindo em Ibiraçu e sendo o Reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde. Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, mesmo distante fisicamente, continuará próximo da Diocese de Colatina que carrega a boa herança de seu pastoreio. Tenho muito o que aprender com todos: bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e consagradas, leigos e leigas. Saudação especial ao Administrador Diocesano Pe. Antônio Wilson Almança, em quem abraço a todos os padres, colaboradores indispensáveis do ministério episcopal!
Conto com as orações de todos! Recomendo-me especialmente às Irmãs Clarissas do Mosteiro Santíssima Trindade. Vamos caminhar juntos! Caritas Christi urget nos (2 Cor 5,14)! Que a Mãe de Deus e da Igreja, Nossa Senhora da Saúde, interceda por todos nós!
Mons. Lauro Sérgio Versiani Barbosa
Bispo eleito de Colatina – ES