O padre Irineu Claudino Sales é o novo vigário da Paróquia São Pedro, de Baixo Guandu. Ele foi recebido com carinho pela comunidade, juntamente com o pároco, padre Luismar Passarelli, em missa celebrada no último domingo (26/1), na igreja matriz.
“A partir de agora, entre nós, você será membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias. Cuidará de nós como o pastor que cuida e conhece cada ovelha de seu rebanho. Que possa nos ensinar, perdoar, consolar e abençoar”, dirigiu-se padre Luismar a seu novo vigário.
Na ocasião, também foi acolhido o seminarista Alex Martins Lima, que inicia seu estágio pastoral na paróquia. Ambos chegam para apoiar padre Luismar nos trabalhos pastorais, de movimentos e junto às equipes de serviços.

Também participaram da missa o diácono permanente Mercinio Gobbo e os padres Rubens Duque e Arnóbio Passos Cruz, este último da Arquidiocese de Vitória
Confira, a seguir, a íntegra da fala de padre Luismar na acolhida calorosa de padre Irineu.
Pe. Irineu, é com muita alegria que a nossa Paróquia São Pedro o recebe como vigário paroquial. Seja muito bem-vindo! A partir de agora, entre nós, você será membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias. Cuidará de nós como o pastor que cuida e conhece cada ovelha de seu rebanho. Que possa nos ensinar, perdoar, consolar e abençoar.
Como Deus o amou e assim o chamou para compartilhar com Ele todo o mistério da salvação, que você seja sinal de Deus inserido sacramentalmente nessa missão apostólica e missionária. Que nos ajude a interrogar-nos sobre o sentido da nossa vida e da nossa história.
Ao receber a convocação do bispo e, em virtude da obediência abraçada, você ofereceu o seu consentimento ao chamado. O chamado a abraçar sua nova missão. Não quis tapar os ouvidos ao chamado de Deus para colaborar com uma nova comunidade, dando a sua total obediência à Igreja.
Nós te abraçamos e te recebemos com amor. Sabemos que vai conquistar e ser conquistado por esta Paróquia. Saiba que você é responsável pelo que cativas. Queremos estar com você e, do Senhor Deus, ouvir a voz a nos orientar para caminharmos juntos e em plena sintonia.
Que se deixe seduzir todos os dias e momentos da vida pelo amor infinito de Cristo, fazendo também com que esse amor seduza o coração dos filhos de Deus e nossos irmãos. Que transforme em flores os espinhos que poderão ser encontrados nesta caminhada, e as pedras, em degraus para subir até Deus. As dores e o cansaço, em alegria, fé e otimismo. Que deixe transparecer em seu rosto o brilho de Jesus para que todos possam dizer: “Olhando para ti, vi refletido Jesus”.
Portanto, caríssimo padre Irineu, os desafios são muitos; mas tenha a certeza de que você nunca estará só. Como comunidade paroquial, carregaremos todos juntos a cruz que nos leva à alegria da ressurreição. Esta obra é de Deus! Somos apenas seus servos! E Ele só nos pede que multipliquemos os talentos que nos foram confiados… jamais por medo, comodismo ou falta de criatividade.
E que possa exercer a sua missão no meio de nós com muito amor, oração, fidelidade, prontidão e que, através das suas mãos ungidas, possa derramar as suas bênçãos em nosso meio. Seja bem-vindo entre nós e conte sempre conosco. Agora somos seu povo!