No último dia 26 de abril, o vice-chanceler da Cúria Diocesana de Colatina, padre Irineu Claudino Sales, e a secretária cartorária, Maria Bernadete Coslop, visitaram o Centro de Documentação e Informação (Cedoc) “Dom Luis Gonzaga Fernandes” da Arquidiocese de Vitória (ES).
Eles foram recebidos pela idealizadora e coordenadora do Cedoc, Giovanna Márcia Valfré, que apresentou as instalações, explicou alguns procedimentos do setor e respondeu aos questionamentos.
“A finalidade de nossa visita foi conhecer o Cedoc para entender o seu funcionamento, como é feito o manuseio e a preservação do acervo, a fim de aprimorar o que já fazemos no Cartório de Arquivos Eclesiásticos da Diocese de Colatina”, explicou Bernadete.
Além do Centro de Documentação, padre Irineu e Bernadete aproveitaram a visita para conhecer as demais instalações da Cúria Arquidiocesana. No setor da chancelaria, eles conversaram com o chanceler Wilson Correia Pinto de Aragão Filho e o gerente administrativo Sérgio Murilo Lopes.
“Há algum tempo esperávamos a oportunidade para realizar essa visita ao Cedoc, que possui um acervo diversificado com mais de mil livros, devidamente catalogados e fotografados, incluindo arquivos raros que datam de 1821. Vimos de perto o cuidado para com a preservação do acervo e também a constante preocupação em favorecer o acesso aos dados. O nosso objetivo foi verificar o que é feito ali para implementar medidas que possam aprimorar os trabalhos que já realizamos em nossa diocese”, destacou padre Irineu.
Em 26 de setembro de 1963, São Paulo VI, em sua mensagem aos arquivistas eclesiásticos, falou sobre a importância desse trabalho:
“É Cristo que atua no tempo e que escreve, precisamente Ele, a sua história, de maneira que nossos pedaços de papel são ecos e vestígios dessa passagem da Igreja, ou melhor, da passagem do Senhor Jesus no mundo”.