Nesta semana, a equipe da Cúria Diocesana de Colatina recebeu a nova edição do Missal Romano. As unidades já estão chegando às paróquias que estão a todo vapor para estudar o conteúdo, pois seu uso será obrigatório em todas as igrejas do Brasil a partir do próximo dia 3 de dezembro, 1º Domingo do Advento.
Esta terceira edição do Missal Romano traz uma revisão da tradução de textos das orações e rituais. O novo Missal foi aprovado pelos bispos e encaminhada ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em dezembro de 2022. A confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano.

Segundo informações da CNBB, a tradução brasileira do Missal Romano começou após a promulgação, em 2002, pelo Papa João Paulo II, da nova edição típica. Desde então, foram anos de intenso trabalho de tradução, revisão e aprovação do conteúdo do Missal, coordenado pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos.
Na liturgia da Igreja, o Missal Romano é o segundo livro litúrgico mais importante. Nele, estão as orações e orientações para as celebrações eucarísticas. O Evangeliário, que traz os textos do Evangelho, é o livro mais importante nos ritos da Igreja.
PARÓQUIAS EM ESTUDO
Na Paróquia Nossa Senhora da Glória, que fica no bairro Vila Lenira, em Colatina, o estudo do novo Missal teve início em setembro. Com a chegada do documento, essa atualização litúrgica será concluída no próximo dia 28 de outubro. Ambos os encontros formativos são assessorados pelo coordenador paroquial de pastoral, professor Marcelo Ribeiro.

Marcelo e o pároco, padre Zúlian, com o novo Missal Romano
