O auditor da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, Alcimário da Silva Pereira, visitou a Diocese de Colatina, de 3 a 5 de abril, para checar o andamento dos trabalhos.
Durante esse período, Alcimário, que mora em Brasília (DF), conheceu de perto das atividades da Pastoral da Criança promovidas em diferentes paróquias. Ele também se encontrou com o bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa.

Encontro com o bispo: , Alcimário, irmã Ivani, dom Lauro, Fátima e padre Marinaldo
OBJETIVO DA AUDITORIA
O objetivo da auditoria, que é anual, foi identificar se todos os processos referentes às ações da Pastoral da Criança estão acontecendo conforme a orientação da coordenação nacional. Durante a auditoria, Alcimário visitou uma unidade de saúde, além de famílias, crianças atendidas, gestantes e líderes. “O objetivo é observar se a Pastoral da Criança está funcionando, se há coordenação diocesana, coordenações paroquiais e de comunidades, além dos líderes. Também buscamos motivar as pessoas a participarem e continuarem nessa caminhada de evangelização e salvação”, disse.
ÁREAS E PARÓQUIAS VISITADAS
A coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Fátima Roldi, acompanhou o auditor em todas as visitas. Na Área Pastoral BR-101 Norte, eles estiveram nas paróquias São João Paulo II, São Paulo Apóstolo e Santa Rita de Cássia, em Linhares; e na Paróquia Cristo Rei, que fica em Sooretama. Na Área Pastoral BR-101 Sul, foram auditadas as paróquias Imaculada Conceição, de Coqueiral; Santa Teresinha do Menino Jesus, em Aracruz; e São Marcos, em Ibiraçu. Em Colatina, eles estiveram na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e em um posto de saúde do bairro Vila Lenira. Foi a coordenação nacional da Pastoral da Criança que fez a escolha dessas paróquias para receberam a auditoria.
“É importante salientar que, além das visitas, promovemos rodas de conversa com os coordenadores e líderes da Pastoral da Criança em nível de área. Nesses momentos, foram tiradas dúvidas sobre a visita domiciliar e outros assuntos que motivaram os líderes a continuar nessa caminhada em prol das nossas crianças da Diocese de Colatina”, destacou Fátima.
O resultado formal da auditoria ainda será divulgado, mas Alcimário teceu elogios ao final e adiantou que todos os processos estão organizados. Além da Diocese de Colatina, as outras três dioceses do Espírito Santo também passarão pela auditoria da Pastoral da Criança.