Na manhã da Quinta-feira Santa (14/4), todo o clero da Diocese de Colatina e representantes de todas as suas 31 paróquias estiveram reunidos para celebrar a Missa do Santo Crisma. A celebração aconteceu na Catedral de Colatina e foi presidida pelo bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa.
Na ocasião, o bispo abençoou os óleos dos catecúmenos, dos enfermos e do crisma, que serão usados ao longo de todo o ano no cumprimento dos diversos sacramentos. Essa celebração também é conhecida como Missa da Unidade durante a qual os presbíteros renovam suas promessas sacerdotais.
Em sua homilia, dom Lauro chamou a atenção para a comunhão sacerdotal e a sinodalidade. Destacou os vários encontros que já teve com os padres e que o ajudaram a compreender melhor a estrutura diocesana e a “vitalidade desta Igreja particular”. “Foi ocasião de grande graça poder vê-los e ouvi-los, porque, à medida que o conhecimento cresce, cresce também o amor”, disse dom Lauro.
Ele também lembrou do compromisso dos sacerdotes para com o povo. “O pastor deve conhecer a sua ovelha e sua ovelha deve conhecer o seu pastor. Ninguém é ungido para si e sim para o povo”. Dom Lauro enfatizou ainda a importância da comunhão, que é o caminho da sinodalidade que tanto pede o Papa Francisco. “Vamos enfrentar os desafios de forma sinodal”, reforçou.

Durante a celebração, dom Lauro abraçou o bispo emérito, dom Décio Zandonade, para, num gesto simbólico, abraçar todo o povo. Momento lindo de fraternidade e amizade
Fotos: Vinícius Gardiman