O Centro de Atendimento Materno Infantil Mater Christi comemorou, no último domingo (29/10), 25 anos de atividade. Para marcar a ocasião, uma missa em ação de graças foi celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, que fica no bairro Honório Fraga, em Colatina.
O bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, presidiu a celebração eucarística que foi concelebrada pelos padres Paulo Sérgio Ribeiro Barbosa, David Campos Maciel Neto e Ernandes Samuel Fantin, sendo este último o grande responsável pela fundação da entidade.
O momento contou com a participação de colaboradores, voluntários, membros do Conselho Gestor e da comunidade local.
MATER CHRISTI
O Mater Christi foi fundado em 1998 pelo Ernandes com a colaboração das irmãs Conceição Garuccio, Cleuza Maria Magalhães e Wanderleia da Silva. Trata-se de uma instituição de acolhimento que oferece serviços continuados a crianças e adolescentes grávidas ou com filhos dos municípios de Colatina e Marilândia. Todos os usuários são acolhidos por determinação judicial.
A equipe da entidade conta com assistente social, psicólogo e é coordenada pelas irmãs do Instituto das Filhas de Maria Imaculada.
Endereço: Rua Dom João Batista Mota e Albuquerque – 01 – Honório Fraga – Colatina/ES
Telefone: (27) 3721-4188
E-mail: [email protected]
POEMA
Ao final da missa, a equipe do Mater Christi reservou um momento especial para agradecer a Deus e a todas as pessoas que, de diferentes formas, ajudam a instituição a manter suas portas abertas. A coordenadora da Cáritas Diocesana, Aline Costa Martins Melotti, escreveu um poema especialmente para a ocasião:
JULIBEU MATER CHRISTI
Vou contar para vocês uma história de amor… Era uma vez um homem, pequeno em estatura, mas gigante em amor e caridade.
Apaixonado pela vida, ele sonhava com um lugar onde ela pudesse transbordar. No seu caminho ele conheceu algumas pessoas. Se tornaram irmãos. Filhos da mesma mãe. A Imaculada, Maria!
Começaram a sonhar juntos e um pedacinho do céu, eles trouxeram para a terra. Um centro de acolhida. Um abrigo. Um lar. O MATER CHRISTI! Um sonho do amor de Deus.
Há 25 anos cada centímetro daquela casa conta a história de amor de uma criança, de uma família, de um coração reconstruído.
É em meio aos laços desfeitos que novas costuras vão sendo refeitas. No meio dos vendavais, o Mater Christi torna-se abrigo à espera do arco-íris.
Para os pequenos corações sedentos de amor, carinho e cuidado, o Mater Christi é a esperança. Para aqueles que sonham com um filho, ele é a oportunidade para abrir o coração, de encher a casa com uma nova pessoa. Talvez duas ou três.
Essa história não é um conto de fadas, tão pouco um filme ou novela romântica. É um caso de amor construído e reconstruído em meio às marcas do abandono, abusos e violências que estão tatuadas na alma. Ela narra cenas de recomeços.
Criar o Mater Christi foi um ato de querer amar! Atuar no Mater Christi também é! É atitude! São 25 anos transformando dor em amor!
Aquele homem de outrora, que quis espalhar o amor, hoje contempla a beleza de um sonho real, ao lado dele os olhos delas, as suas irmãs. E com eles os olhos de muitos e muitos outros. Outros que quiseram ser amor e abrigo. Que são colo e abraço. Que construíram e constroem juntos essa história. História que não termina aqui, haveremos de ver ainda muitos recomeços, reconstruções e amor espalhados.
Eu espero testemunhar os próximos 25 anos, porque a história continua porque ela simplesmente não tem fim…